"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MARTA SUPLICY DIZ QUE ATÉ LULA JÁ DESISTIU DE DILMA

   


Marta diz que economia e um fracasso por culpa de Dilma

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” que está nas bancas neste domingo, a ex-ministra da Cultura e senadora Marta Suplicy (PT) faz uma série de críticas à presidente Dilma Rousseff e aos rumos do PT, partido que ajudou a fundar. Segundo ela, “ou o PT muda ou acaba”.

Na entrevista, Marta cita episódios em que o ex-presidente Lula também teria criticado Dilma. E sugere que ele gostaria de ter sido candidato em 2014. A senadora, porém, afirma que Lula “nunca admitiu” esse desejo a ela.

“Nunca admitiu, mas decepava (sic) ela: ‘Não ouve, não adianta falar'”, contou.
Para Marta, Lula pode ter desistido de enfrentar Dilma para evitar “uma disputa em que os dois iriam perder”.

ECONOMIA

A senadora definiu a política econômica de Dilma como “fracasso” e disse que a presidente não mudou os rumos da gestão “porque isso fortaleceria a candidatura do Lula”.
Apesar de elogiar a nova equipe da Fazenda, composta por Joaquim Levy e Nelson Barbosa, Marta sugere não acreditar que eles terão independência para trabalhar.

“É preciso ter humildade e a forma de reconhecer os erros é deixar a equipe trabalhar. Mas ela não reconheceu na campanha, nem no discurso de posse. Como que ela pode fazer agora?”.

Questionada se a nova equipe econômica poderia recorrer a Lula se contrariada, a senadora afirmou: “Você não está entendendo [referindo-se à jornalista]. O Lula está fora, totalmente fora.”

Em relação à cisão entre lulistas e dilmistas no partido, Marta definiu o atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, como “inimigo” e disse que o presidente da sigla, Rui Falcão “traiu o projeto do PT”.

A senadora diz apostar em uma disputa entre Mercadante e Lula em 2018.
“Mercadante mente quando diz que não será candidato. Ele é candidatíssimo e está operando nessa direção desde a campanha, quando houve complô dele com Rui e João Santana [marqueteiro do partido] para barrar Lula.”

ALIJADA E CERCEADA

Marta se diz decepcionada com o próprio partido e que se sente “há muito tempo alijada e cerceada”. “Cada vez que abro um jornal fico estarrecida (…) É esse o partido que ajudei a criar e fundar?”.

Apesar disso, a senadora diz que ainda é uma “decisão duríssima” a de abandonar o PT.”Não tomei a decisão nem de sair, nem para qual partido, mas tenho portas abertas e convites de praticamente todos, exceto PSDB e DEM.”

Ela também não confirma se disputará a prefeitura de São Paulo em 2016, mas diz que a mudança de sigla não ocorrerá em função disso. No caso, ela enfrentaria o prefeito Fernando Haddad (PT).

Procurados pela Folha para comentar a entrevista, o Planalto, o Instituto Lula e Mercadante preferiram não se manifestar. Falcão não foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário