"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

AS ELITES ALARMADAS


 
Em uma reunião canina internacional, antes da queda do Muro de Berlim, encontraram-se três cães pastores : um norte-americano, um soviético e um brasileiro.

O primeiro perguntou aos demais:

- Quando na hora do almoço os seus treinadores demoram em lhes trazer o suculento bife vocês reclamam muito?

O soviético disse:
 
- O que é reclamar?

O brasileiro:
 
- O que é suculento bife?
 
A falta de conceitos leva à falta de diálogo.
 
As elites estão alarmadas porque não entendem a inação da elite armada diante de tantos ataques à Constituição e a Soberania. Talvez não tenham lido “Guerra e Paz”.  O comandante russo, General Mikhail Kutzov (1745-1813), atraiu Napoleão até o ponto de não retorno.
 
Há muito tempo sabem que o judiciário se transformou num clube de vaidosos, preguiçosos e covardes, coniventes com as barbaridades cometidas pelos poderosos do dia; não confiam mais nele.
 
Começam a vislumbrar que todos os partidos são farinha do mesmo saco e que os políticos são bonecos num teatrinho do João Minhoca, todos manipulados pela mesma entidade controladora.
 
A última partilha do boi foi tragicômica.
 
A boiada está inquieta; um dia estoura.
 
05 de janeiro de 2015
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário