"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

AINDA A MANOBRA FISCAL


Jose Gobbo Ferreira
Jose Gobbo Ferreira

Caríssimos amigos:

Hoje, dia 03/12/2014, será um dia extremamente importante para a estabilidade do Estado Democrático de Direito em nosso país. O governo vai tentar institucionalizar a flexibilização das leis no Brasil. O processo é bastante semelhante ao do atirador que primeiro atira e depois traça o alvo a seu bel prazer.

Apoiado pelos picaretas de sempre, alguns dos quais já supostamente envolvidos no escândalo do momento, o Petrolão, o PT vai tentar demolir de uma vez por todas a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra a qual, aliás, sempre terçou lanças.

A aprovação pelo congresso da obscena proposta do governo equivale a abrir mão definitivamente do equilíbrio fiscal, da moralidade e da responsabilidade no trato dos recursos públicos.

O governo fica autorizado a gastar à vontade o suado dinheiro dos cidadãos brasileiros (principalmente em anos eleitorais) e depois, ao final do exercício ajustar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para fechar as contas. É a história de desenhar o alvo após o tiro.

Em qualquer país razoavelmente sério o Executivo teria vergonha de propor essa barbaridade jurídico-econômica. Mas no Brasil dos tempos do PT nada é suficientemente desonesto que não possa ser proposto a um congresso onde a chamada “base de sustentação” do governo está mergulhada até o pescoço em transações tão repugnantes que chegam até mesmo a chocar as estruturas da República que, diga-se de passagem, nunca se caracterizou pela inocência.

No governo do PT, contrariando sua posição geográfica tropical, o Brasil coleciona uma quantidade imensa de icebergs cujas pontas começam a aflorar em todas as instituições e todos os ministérios.

São políticos, ministros, autoridades, e seus parentes, seus amigos, suas (seus) amantes envolvidos em “malfeitos” de toda ordem. Até orgasmos foram financiados com o dinheiro público. Que o digam Lula e Renan Calheiros, por exemplo.

Nesta época de devassidão política, cujos refluxos se aproximam inexoravelmente da  presidente da República, ela definitivamente não merece o mínimo respeito e a mínima consideração para que se possa sequer cogitar de lhe dar qualquer crédito de  confiança.

Seu comportamento durante a recente campanha eleitoral, suas promessas e acusações antes da eleição, e seus atos e seu comportamento depois delas demonstram o desamor à verdade e uma falta de compromisso, uma ausência de caráter que não a qualificam para qualquer condescendência.

Ela procedeu, voluntária e deliberadamente, de forma irresponsável no trato com os recursos públicos, apesar de constantemente alertada por todos os economistas sérios deste país. Achou-se acima das leis e desprezou-as reiteradamente. Foi pródiga nos gastos públicos, no aparelhamento do Estado(o que custa dinheiro), na alocação de recursos para seus colegas bolivarianos de América e África e levou o Brasil a uma situação econômica desesperadora.

Enfim, demonstrou à exaustão sua incapacidade para conduzir o país e sua falta de respeito com o fruto do suor de milhões de cidadãos brasileiros. E não se diga que não sabia o que estava fazendo!

Notícia de última hora dá conta que o Executivo chantageia o congresso oferecendo liberação de verbas, mas somente se o descalabro fiscal for aprovado. Esse é o fundo do poço da moralidade política neste país. Nunca imaginei que algum dia algo semelhante pudesse acontecer. Descobriremos agora por quanto se vende cada parlamentar.

Amanhã, é nossa obrigação, principalmente dos amigos de Brasília, organizar manifestações públicas para que o congresso não seja venal e subserviente a ponto de aprovar a indecente proposta do governo. A oposição finalmente vem fazendo, e bem, sua parte. Agora é nossa vez!



03 de dezembro de 2014
José Gobbo Ferreira
Giulio Sanmartin

Nenhum comentário:

Postar um comentário