"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

QUE ESPELHO ROUBOU SUA IMAGEM?

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUROqcGI96JLT1AZ4MlKvRPGJ1HFyFj39oN904wICccZDWmw4dWgR-dE3624ykH4Qu6vsjRPTq_MSbteheOd1_9BpBFPaGpsRJ5p-D09B8C-azLwQ_P5c8XnT5TvbnpZ4tNU6Iyq8fYCMW/s400/charge_lula.jpg


Não se fala do tempo implacável que nos desgasta, mas de mudanças verificadas muito mais nas concepções e no comportamento dos indivíduos.

Tome-se o Lula. Sumiu aquele desengonçado personagem que, quando líder sindical, postava-se de plantão na calçada das delegacias até que seus companheiros fossem libertados.
Que visitava os perseguidos em suas casas, qualquer que fosse a hora da madrugada, injetando-lhes ânimo para a resistência.

Não faltava às portas de fábrica, antes do sol nascer, conhecendo pelo nome quantos demandavam o trabalho, nem quando, depois do expediente, reunia-se com eles no botequim, entre talagadas de cachaça.
Mesmo depois, na fundação da CUT e do PT, era visto em todas as reuniões aparando arestas e convencendo até os complicados bispos da CNBB.

Quarta-feira, o ex-todo poderoso José Dirceu foi cumprir o resto de sua pena em casa, beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal, depois de um ano atrás das grades da Papuda.
Durante esse tempo, nem uma só visita do chefe ao qual serviu com extrema diligência, a ponto de ser chamado de “o capitão do time do governo”.

Telefonemas? A lei proibia se dados para o cárcere, ignorando-se durante os meses em que de dia trabalhou num escritório de advocacia, o ex-chefe da Casa Civil recebeu algum.
O tempo era para alta exposição do Lula, ou seja, demonstrações de que Dirceu não havia sido abandonado. Notícia não se tem de qualquer visita, no caso de quem, apesar de estar em guerra com a imprensa, valeu-se dela para subir aos mais altos patamares do poder.

Mas não se fica nesse nebuloso terreno das relações pessoais. O espelho também roubou a imagem de quem passou a viajar de jatinhos de empreiteiras até países da África, como garoto-propaganda celebrando negócios milionários do outro lado do Atlântico.
Certamente com as devidas comissões.

Ficou um vazio tenebroso quando ao invés de recusar taças de Romané-Conti a mais de mil dólares a garrafa, trocou a cachaça por bebidas privilegiadas.
Mesmo depois de deixar a presidência da República, nunca mais voou em aviões de carreira. Sempre jatinhos particulares pagos pelo PT ou, mais provavelmente, oferecidos pelas empreiteiras.

Ainda esta semana, atendeu a pedidos da bancada de senadores de seu partido para uma conversa penosa. Em vez de vir a Brasília pela TAM ou a GOL, convocou-os a São Paulo.
Na fotografia estampada nos jornais de sexta-feira, todos eram sorrisos, mas a imagem do Lula era outra, imaginando-se que espelho terá roubado o original.

Será esse fenômeno peculiar apenas ao líder que um dia empolgou o país? Nem pensar. Está à vista de todos a lembrança da jovem idealista que enfrentou a ditadura, foi presa e torturada, mas hoje (cala-te, boca…)

ELA NÃO REPRESENTOU O PT…

Da sóbria entrevista concedida pela presidente Dilma a um grupo de jornalistas, esta semana, emergiu um corpo estranho. Ela disse não representar o PT, mas a presidência da República.
Bem que muitos companheiros mereceram o gesto de desprezo, mas a entidade, como partido político, foi a principal responsável por sua reeleição.
É como se Neymar não representasse a seleção brasileira, mas o futebol mundial…

10 de novembro de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário