"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

POLÍTICA DO COTIDIANO, DO JORNALISTA CLAUDIO HUMBERTO

PMDB: QUEM PARIU MACHADO QUE O EMBALE

A cúpula do PMDB sinalizou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que não se empenhará na defesa de Sérgio Machado, que se afastou da presidência da Transpetro, subsidiária da Petrobras, tragado pelo escândalo do Petrolão. Citado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa no pagamento de R$ 500 mil em propina, Machado foi indicado ao cargo por Calheiros há 11 anos, ainda no governo Lula.

NO ESQUEMA

Paulo Roberto disse à Justiça Federal que recebeu pessoalmente de Sérgio Machado a propina oriunda de contratos superfaturados.

GRANA VIVA

O dinheiro sujo referente à negociação de um navio teria sido entregue no apartamento do ex-presidente da Transpetro, no Rio. Ele nega.

O FILHO É TEU

Dilma já tentou demitir Sérgio Machado, mas recuou para não gerar crise com Renan Calheiros, o maior aliado do governo no Senado.

ANTECEDÊNCIA

Apesar de garantir que sua saída da Transpetro é temporária, Sérgio Machado dificilmente voltará ao cargo.

MINISTRO ADVERTE SERVIDOR: DILMA PODE SE IRRITAR...

Em reunião a portas fechadas com a direção do sindicato dos servidores (SindItamaraty), nesta sexta-feira, o ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) advertiu para o risco de “irritar Dilma” o protesto previsto para a próxima semana, contra o atraso na liberação do auxílio-residência para aqueles que trabalham no exterior. Segundo ele, uma vez irritada, Dilma pode cortar de vez o auxílio.

SEM PREVISÃO LEGAL

O chanceler Luiz Alberto Figueiredo tem motivos para preocupação: o auxílio-residência, de fato, não está previsto em lei.

SAIA JUSTA

O protesto será na segunda (10), enquanto Dilma vai almoçar com 32 embaixadores que esperam há meses para apresentar credenciais.

REPETINDO A DOSE

O chanceler usou a estratégia do medo contra jovens diplomatas que criticaram o engessamento da carreira e o sucateamento do Itamaraty.

ENCONTRAR, NÃO ENCONTROU

Em sua defesa, Gleisi Hoffmann, ex-ministra de Dilma, jura que jamais encontrou o doleiro Youssef. Mas ele não disse que a encontrou, mas sim que lhe mandou dinheiro, muito dinheiro, R$ 1 milhão, entregues a pessoa da confiança da senadora num shopping de Curitiba.

SACO DE PANCADAS

Para não ficar mal na foto com seus crédulos eleitores, Dilma incumbiu o demitido Guido Mantega (Fazenda) de anunciar ontem “ajustes” para conter o desmonte da economia e acalmar o dólar. Nem ela acreditou.

A FILA NÃO ANDA

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) empurra com a barriga há 8 meses a concessão de refúgio do senador de oposição Róger Pinto, que ficou 445 dias asilado na embaixada em La Paz.

À ALTURA DO GOVERNO

Não dá para entender a resistência de Dilma e do PT do Petrolão a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. Ninguém representa tão bem, digamos assim, o espírito do atual governo.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

O PSD saiu esperançoso da reunião com Dilma. Acredita que presidente da sigla, Gilberto Kassab, que já engatilha a criação do Partido Liberal, ganhará “espaço de peso” no governo.

CONSOLAÇÃO

Sem mandato após 44 anos na Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) diz não querer “prêmio de consolação”, mas adora ser mencionado para a Previdência ou para a Secretaria de Relações Institucionais.

NOITE PELO DIA

Dados do Ministério da Saúde: em setembro, 296 médicos da rede pública acumulavam dois ou mais empregos. A Constituição proíbe, teriam que ser mágicos. Ou, mais provável, trabalhar como escravos.

BRECOU GERAL

Para o presidente do PPS, Roberto Freire, o TSE freou o processo de aglutinação de partidos ao permitir que deputados deixem a sigla, em caso de fusão. Já quem quiser entrar no novo partido perde o mandato.

PENSANDO BEM...

...é muito apreço pela ironia a gasolina aumentar 3%, exatamente o mesmo percentual da propina do Petrolão paga ao PT.


PODER SEM PUDOR

JK, O MAGNATA

JK era presidente da República e fazia uma visita oficial a Teresina, no Piauí. Numa solenidade no Palácio Karnack, o locutor se entusiasmou e anunciou com grande eloqüência:

- E agora vai falar o doutor Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o primeiro magnata da Nação!


10 de novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário