"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de novembro de 2014

POLÍCIA FEDERAL ACREDITA QUE SERÁ ALVO DE RETALIAÇÕES



O arquivo da Polícia Federal com a lista de futuros presos da Lava Jato na sexta-feira trazia um nome revelador: “O Juízo Final”.

A alcunha, que dá nome à sétima fase da operação, dá a dimensão não só da ação que levou para a cadeia alguns dos mais influentes executivos do país como indica o tamanho da reação que a PF e o juiz do caso deverão sofrer nos próximos dias.

A aposta é de uma investida externa pesada para tentar desqualificar as investigações. “Estamos tirando o leite das criancinhas”, ironizou um policial.

A referência religiosa também está na epígrafe dos mandados, tirada do Eclesiastes da Bíblia:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há um tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.”

Ao atacar empreiteiras, a PF acredita ter atingido em cheio o coração do financiamento de campanhas no Brasil. O desafio, agora, é preservar os trabalhos feitos. Uma saída é pulverizar a Lava Jato em investigações filhotes, mas isso não está decidido.

O PIOR ESTÁ POR VIR

“A maior pressão deve ser sentida pela cúpula da Polícia Federal”, avaliou Marcos Leôncio Ribeiro, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, para quem o pior ainda está por vir.
No Paraná, onde a ação da polícia é conduzida, a ordem é agilizar os depoimentos de quem foi capturado e concluí-los durante o fim de semana.

Policiais envolvidos no caso mencionaram com preocupação a sindicância aberta pelo Ministério da Justiça contra delegados do caso que haviam criticado o PT e declarado apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB).

Ao longo da sexta, à medida em que eram atualizadas on-line as listas de presos, o mundo político acompanhava apreensivo a operação.

Um deputado do PMDB sintetizava o clima ao dizer que o “universo estava derretendo”. O medo de grampo fez parlamentares e autoridades do Executivo deixar celulares de lado durante o dia.

15 de novembro de 2014, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Natuza Nery
Gabriel Mascarenhas
Folha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário