"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de novembro de 2014

NELSON BARBOSA NÃO FOI CONVIDADO PARA ASSUMIR A FAZENDA

  


Nelson Barbosa diz que até agora não recebeu nenhum convite

O ex-secretário-executivo do ministério da Fazenda Nelson Barbosa afirmou quinta-feira que não foi convidado para ser ministro do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. “Não fui convidado ou sondado para nenhum cargo. Continuo na área de ensino e pesquisa da EESP-FGV e do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia). Portanto, não posso falar sobre algo que não existe”, disse em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

O nome de Nelson Barbosa estaria entre os cotados pelo Palácio do Planalto para assumir o lugar do atual ministro Guido Mantega. Mas na quarta-feira, durante visita ao Catar, a presidente Dilma Rousseff evitou falar em prazos para a reforma ministerial e anunciar a nova equipe.

AJUSTE FISCAL

Nelson Barbosa afirmou ainda que com um ajuste fiscal gradual, ao longo de 2 a 3 anos, o Brasil poderá manter o grau de investimento. “Declarações de algumas agências de classificação já manifestaram que avaliam a nota soberana no médio e longo prazos sobre a recuperação da economia e a trajetória da dívida pública”, disse. “Não é um resultado de um ano sozinho que define a manutenção ou não do grau de investimento”, apontou.

Segundo ele, mesmo que não ocorra uma elevação substancial do superávit primário em 2015 nem um crescimento muito rápido da economia, se houver uma “estratégia crível” de retomada do crescimento e estabilização, com o compromisso de redução da dívida pública, seria “possível manter o grau de investimento”, disse Barbosa.
Ele fez os comentários depois de participar de evento realizado pelo IBE-FGV, em Campinas.

15 de novembro de 2014, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Ricardo Leopoldo
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário