"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

OAB DE BRASÍLIA NÃO TEM VAGA PARA JOAQUIM BARBOSA. MOTIVO: EXCESSO DE VERGONHA NA CARA

 

Joaquim-Barbosa-Foto-Nelson-Jr-STF1


Além de admiráveis mestres do Direito, dos juristas de fina linhagem e de incontáveis especialistas que honram a profissão, o universo de portadores da carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil abriga bacharéis de quinta categoria, doutores em patifarias, rábulas mequetrefes, vigaristas de porta de cadeia, pombos-correio de organizações criminosas, coiteiros de assassinos psicopatas, subornadores de agentes carcerários, contrabandistas de celulares, estupradores da lei, da moral e dos bons costumes, chicaneiros compulsivos e outras deformações da tribo que prolifera nos tribunais.

A multiplicação das obscenidades talvez tenha engolido o espaço que restava para advogados. O ex-ministro Joaquim Barbosa, por exemplo, não conseguiu a vaga que reivindicou à OAB do Distrito Federal. Presidente da seccional e responsável pelo veto, um certo Ibaneis Rocha acha que “falta idoneidade moral” ao requerente.

O que falta ao relator do pedido de carteirinha é a vergonha na cara que sempre sobrou ao relator do processo do mensalão. O episódio infame confirma que certas manifestações de covardia exigem mais coragem que a mais temerária demonstração de bravura em combate.

01 de outubro de 2014
Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário