"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ELEITOR E ELEITO


 

A sociedade brasileira prepara-se para, mais uma vez, ir às urnas a fim de delinear seu destino para os próximos quatro anos.

Trata-se de um evento alvissareiro, pois representa mais um passo em direção à consolidação da democracia,  o mais periclitante de todos os regimes, posto que é o único que se pode auto-aniquilar, apesar de ser o que mais cria progresso e maturidade para o povo que o pratica e o aperfeiçoa. 

Não por acaso, são cada vez mais frequentes as manifestações em seu favor de parcelas significativas de várias sociedades no sentido de aumentar a sua densidade em regimes políticos que não o exibem em quantidade suficiente . 

Meio que traumatizado por uma campanha sem precedentes pela agressividade e intoxicado por um número exagerado de pesquisas de intenções de voto, o que o impede de refletir minimamente sobre a real capacidade e honestidade de propósitos de cada candidato, o eleitor espera que sua escolha seja a mais adequada para a concretização das mudanças que o país tanto implora e necessita. 

Por outro lado, que o eleito passe a governar com o objetivo de servir ao povo que o consagrou e não a um paroquial  e clientelista esquema de poder. 

24 de outubro de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário