"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Lula teme que investigações sigilosas sobre lavagem no BB, dedurada por motorista, reacenda o Rosegate

Tão ou mais preocupado que a “onda Marina Silva”, programada para derrotar Dilma Rousseff, o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um temor adicional que pode reativar a bomba que parecia desarmada no processo da Operação Porto Seguro – que, estranhamente, corre em “segredo de Justiça”. Lula teme que seu grupo seja contaminado pelas denúncias feitas ao Ministério Público Federal pelo ex-motorista do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini, agora alvo de uma investigação, também sigilosa, sobre indícios de lavagem de dinheiro.

O pavor de Lula é que Sebastião Ferreira da Silva, conhecido como “Ferreirinha”, também foi motorista da sua melhor amiga Rosemary Noronha, a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, investigada por tráfico de influência. Dirigindo há seis anos para Bendini, Ferreirinha revelou à procuradora federal Karen Kahn que realizou vários pagamentos em dinheiro vivo a pedido do presidente do BB. O motorista também testemunhou ter visto Bendini carregar sacolas de dinheiro para encontros com empresários. Um caso concreto, relatado por Ferreirinha, envolve a entrega de uma bolsa lotada de maços com notas de R$ 100 ao empresário Marcos Fernandez Garms.

Ferreirinha tem a memória viva de muitos esquemas petistas. Em 2002, ele trabalhou para a campanha presidencial de Lula – na época do conturbado assassinato de Celso Daniel. Em 2003, ele passou a dirigir para a repartição de Rosemary, que funcionava em um dos andares do prédio do Banco do Brasil, em São Paulo. Em 2007, Ferreirinha teria brigado com a poderosa Rosemary, mas não foi despedido. Acabou virando motorista de Bendini. Agora, Ferreirinha conduz o ex-chefe para as complicações com o Ministério Público Federal.

Novamente um motorista coloca em risco os poderosos da República Sindicalista do Brasil – onde a história se repete como farsa. Na Era Collor, o presidente foi ferrado pelo motorista Eriberto. Agora, por ironia literal do nome, quem pode ferrar a cúpula petista é o Ferreirinha... Este filme BB de Rosemary pode acabar muito mal...

Pesquisa feita pra você?

Ilan Goldfjn, economista chefe do Itaú-Unibanco, enviou ontem um paper aos investidores internacionais do banco com a manchete: “Marina Silva Takes the Lead in Presidential Polls”

Além de comemorar que a Marina assume a liderança nas pesquisas para à Presidência (o que não foi oficialmente confirmado por nenhum instituto), só faltou o Ilan dizer aos investidores internacionais:

“A candidatura da Marina Silva parece feita para você”...

Lagartixa no vaso

Nada a acrescentar

A não ser pela excelente performance do jornalista Carlos Nascimento, em tratamento contra um câncer, no comando do debate presidencial SBT-Folha de ontem, os tais “debates” nada acrescentam como indicadores de soluções dos candidatos para o Brasil.

Marina e Aécio ficaram na mesma, enquanto Dilma novamente ficou exposta para o desgaste que vai derrotá-la.

Outro ponto positivo foi apresentar o programa no começo da noite, facilitando a vida do torcedor-eleitor que precisa acordar cedo para trabalhar...

Encontrão

Simples, assim...

Proposta clara de programa de governo defendido pelo economista Armínio Fraga, em entrevista á Folha de São Paulo de ontem:

“Nossa estratégia já está bem mapeada. Começar com uma reforma política, uma reforma administrativa, e colocar na mesa uma proposta já bem amarrada de reforma tributária. Fazer uma blitz na infraestrutura, mobilizar capital privado e, com isso, deslanchar uma primeira etapa do investimento no Brasil que nos parece ser urgente.
Em paralelo, acho que temos que declarar a guerra ao custo Brasil. O tema da Previdência é importante, mas ele se presta também ao populismo. A nossa posição é que esse tema precisa ser debatido. Mas tenho de fazer um preâmbulo, se não imediatamente o PT vai falar:
'Eles vão arrochar os salários, vão arrochar os aposentados´. Isso tudo é mentira. Mas é, assim, nós não temos medo de discutir. Na medida em que as pessoas vivem mais, você tem de pensar na idade de aposentadoria e na viabilidade atual do sistema.
Outra coisa estranha são as pensões. E acho que também merece ser discutido, sem prejuízo de quem já tem o benefício. E outros temas: como um país que está com desemprego baixo tem um aumento colossal no seguro-desemprego? São ótimos temas, mas para falar deles é preciso fazer um discurso antes, senão você vai ser acusado de assassino das velhinhas, o que obviamente não é o caso”.

Armínio Fraga já foi escalado como ministro da Fazenda, caso Aécio Neves conquiste o milagre de superar a “onda Marina” e vença eleição.

Marinei...
 
 
Auto-engano

No livro “Auto-engano” (Companhia das Letras), do economista Eduardo Gianetti da Fonseca, um dos gurus econômicos da Marina, uma reflexão que deveria valer para os incautos que desejam embarcar na candidatura presidencial socialista apenas para tirar o “PT fora”:

“O enganador auto-enganado, convencido sinceramente do seu próprio engano, é uma máquina de enganar mais habilidosa e competente em sua arte do que o enganador frio e calculista”.

Ou seja: o enganador é um mitomaníaco que embarca nas suas próprias mentiras, e as usa para tentar convencer os demais...

Conversões eleitorais
 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

03 de setembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário