"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A PUJANÇA DO BRASIL


 

Penso que a melhor explicação da grandeza do Brasil é musical.

Antônio Carlos Gomes, em sua ópera “O Guarani”, nos dá uma ideia do que é a pátria (porque as palavras não alcançam a descrevê-la).

Estamos todos nós em berço esplêndido e cada um dos brasileiros de alma sente todos os dias uma força indômita.

As pessoas se impressionam com os números dos achaques praticados contra o erário (singelamente chamados de roubos dos políticos).

O estrago é semelhante ao que se faz ao rio Amazonas quando uma quadrilha resolve furtar sua água. Alguém leva um balde. Outro um caminhão-pipa. Um mais “esperto” enche um navio cisterna.

O rio nem sabe que os ladrões existem pela insignificância do fato.

O pior que um governante pode fazer é dar o mau exemplo aos governados.

O deboche, a arrogância, a incompetência e o escárnio de mandar dinheiro público para outros países enquanto aqui se morre em corredores de pseudo-hospitais é que marcam de maneira atroz a vida dos brasileiros.

03 de setembro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador - brasileiro e patriota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário