"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GÊNIO DE 12 ANOS DE IDADE DESAFIA A TEORIA DO BIG BANG

 


De certa forma, Jacob Barnett é como qualquer outro garoto de 12 anos de idade. Ele joga Guitar Hero, atira aros com os amigos, e tem uma namorada platônica.

Mas de outra forma, ele é um pouco diferente. Jake, que tem um QI de 170, começou a resolver quebra-cabeças de 5000 peças aos 3 anos de idade, não muito tempo depois de ter sido diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo.
Alguns anos mais tarde, ele aprendeu sozinho cálculo, álgebra e geometria, em duas semanas. Aos 8, ele deixou a escola, e atualmente está tendo aulas de nível universitário em astrofísica avançada, enquanto tutoria seus amigos mais velhos. E ele está sendo contratado para um trabalho pago por um pesquisador da Universidade de Indiana.

Agora, ele está trabalhando em uma teoria que desafia o Big Bang, a explicação predominante entre os cientistas sobre como o universo surgiu. Não está claro como sua teoria é desenvolvida, mas os especialistas dizem que ele está fazendo as perguntas certas.

"A teoria que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica", diz Scott Tremaine, do Instituto da Universidade de Princeton de Estudos Avançados, onde Einstein trabalhou, em um e-mail para a família de Jake. "Quem resolver esses problemas estará na linha para um Prêmio Nobel".

Não está claro de onde Jake tirou seus dons. "Sempre que eu tento falar sobre matemática com alguém da minha família, eles simplesmente me olham fixamente".

Mas seus pais incentivaram seus interesses desde o início. Depois, eles o levaram para o planetário na Universidade de Butler. "Nós estávamos no meio da multidão, sentados, ouvindo um cara pedir à multidão se alguém sabia porque as luas que circundam Marte estavam em forma de batata e não redondas", disse a mãe de Jake, Kristine Barnett.

"Jacob levantou a mão e disse, 'Desculpe-me, mas quais são os tamanhos das luas de Marte?"
Depois o palestrante respondeu, disse Kristine, "Jacob olhou para ele e disse que a gravidade do planeta ... é tão grande que a gravidade (das Luas) não seria capaz de colocá-la em uma forma redonda."

"Aquele prédio inteiro ... todo mundo estava olhando para ele, como se pensassem, 'Quem é esse menino de 3 anos de idade?' ".

29 de setembro de 2014
Fonte: Yahoo News (01 de abril de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário