"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FRANCISCO BENDL SE DESPEDE DOS AMIGOS

CONTRA A AMEAÇA BOLIVARIANA, EU VOTO AÉCIO  45

       
Várias vezes escrevi que o período que frequentei este espaço democrático foi muito importante e gratificante para minha vida.
Ela tomou outro sentido, que foi participar de um blog vibrante, dinâmico, e onde conheci pessoas verdadeiramente extraordinárias.

A meu ver, éramos uma espécie de família amplificada com os mesmos problemas de comunicação entre seus membros que uma tradicional, com pensamentos diferentes, convicções, comportamentos…

Então nos aproximamos uns dos outros, e nos tornamos mais simpáticos para alguns e antipáticos para outros, nada que não estivesse dentro da normalidade entre seres humanos.

A riqueza do blog justamente recaía sobre os comentários registrados por gente que de fato sempre se interessou pelo País, independente de partido político, mas havia a preocupação nos textos que o Brasil se desenvolvesse, resolvesse as suas pendências, diminuísse a sua corrupção, enfim, que melhorasse.

POR TRÊS ANOS

Durante três anos que participei deste espaço maravilhoso, sempre agi com autenticidade, sinceridade, honestidade de propósito, na razão direta de que todos, indistintamente, agiam da mesma forma, elaborando um lugar especial na Web, único, incomparável.

Entretanto, na minha idade e peso, meu coração apresentou problemas e, um deles, grave. O cateterismo que fiz anteontem apontou que devo implantar duas pontes de safena, mas de pleno eu disse ao médico que não vou fazê-las.

Sem querer entrar em detalhes, não me sinto em condições para a lenta e longa recuperação. Então, devo me manter quieto, à base de um regime constante, sem maiores emoções, e com muitos cuidados quanto aos esforços tanto físicos quanto mentais, principalmente aqueles que nos emocionam, que nos envolvem, justamente quando me disponho a escrever para este espaço democrático.

Portanto, me afasto do blog por tempo indeterminado, triste, amargurado, sentindo de antemão a falta que terei de vocês todos, que me enviaram votos de plena recuperação, que se preocuparam comigo, que demonstraram o quanto podemos ser amigos mesmo pensando diferente sobre vários assuntos.
Sinto muito ter de abandoná-los; lamento profundamente ser obrigado a deixar de escrever, sabe-se lá por quanto tempo; recai sobre mim uma grande tristeza, confesso.

Mas, se eu quero viver mais um pouco e sem pontes de safena, preciso considerar alguns aspectos que possibilitarão esta vontade de permanecer neste plano mais um pouco que seja, talvez meses, talvez um ano ou dois.

PRESIDENTE DA TRIBUNA

Grato ao Newton pela honra de querer que eu fosse presidente da Tribuna da Internet, convite que pesarosamente declino. Indubitavelmente existem comentaristas muito mais qualificados que deverão exercer esta função extraordinária com muito mais capacidade e eficiência.

Obrigado aos meus amigos pelos comentários que me enviaram, desejando que eu me restabelecesse o quanto antes, porém, esta brevidade não mais será possível.

Agradeço a troca de ideias que tivemos e que tanto significaram mim, que vivi intensamente cada mensagem, cada palavra que me destinavam.

Afirmo que todos estarão vivos nas minhas memórias de maneira muito carinhosa, de muita amizade, compreensão, e de grande emoções.

Às mulheres que nos deram a satisfação de seus comentários invariavelmente inteligentes e perspicazes, o meu beijo afetuoso, de pai e avô. Aos homens, o meu abraço vigoroso.
Desejo que sejam muito felizes, que se cuidem, que vivam intensamente, que sejam amigos, assim como foram comigo, que reconheço e devolvo na mesma intensidade este sentimento tão nobre.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEsse gaúcho tem a mania de nos fazer chorar… Apareceu aqui de uma forma fulminante. Gostei muito do primeiro comentário que ele mandou e imediatamente o transformei em artigo. Bendl ficou surpreso e passou a colaborar com intensidade, demonstrando sua fulgurante inteligência. São três anos de uma amizade inacreditável, entre duas pessoas que nunca se viram.
Daqui, envio um apelo a ele. Bendl, meu irmão camarada, faça as safenas. Lembro de um grande amigo, o jornalista Maneco Muller (mais conhecido como Jacinto de Thormes, criador do colunismo social no Brasil).
Foi um dos primeiros safenados por dr. Zerbini e sobreviveu por mais 40 anos. Outro grande amigo, o jornalista Altenir Rodrigues, fez safena nos anos 70 e está em plena forma, integrando uma das chapas que disputam a direção da ABI esta sexta-feira. Bendl, faça as safenas e volte a viver plenamente.
Não desaponte sua família e seus amigos. Converse com o médico. Ele dirá que a recuperação não é longa. O cargo de presidente vai ficar lhe esperando. (C.N.)

25 de setembro de 2014
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário