"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MARINA SILVA NO PODER

Artigos - Movimento Revolucionário 
A eventual consagração de Marina Silva como presidente da República significará o passo final para o caos, pois a possibilidade de governança ou governabilidade tende a desaparecer. 
A boutade de Abílio Diniz, o empresário que aderiu de mala e cuia ao PT, vem muito a calhar aqui: “o país não é ingovernável, mas é ‘ingerenciável’.” Esse tem sido o resultado das sucessivas administrações esquerdistas, desde 1985. Os governos Lula e Dilma aprofundaram a transformação do Estado, de tal sorte que se criou sua incapacidade gerencial, de gerenciar-se a si mesmo e de prover os serviços públicos que dele o povo espera.
Não é à toa que a inflação está voltando forte, irresistível, inexorável. Os desequilíbrios governamentais sempre se transformam, com o passar dos dias, na peste inflacionária. Podemos ver o fenômeno a olhos vistos, no Brasil, que virou um grande laboratório a céu aberto. É possível ver o que está predito por economistas sensatos quando os governos saem dos seus próprios sapatos e crescem além da conta.
Da mesma forma, a notícia sobre o encolhimento rápido das expectativas do crescimento do PIB confirma o estrago que o ímpeto petista fez sobre a realidade social e econômica brasileira. A desordem parece tomar conta de tudo e, quanto mais o faz, mais vemos o governo querendo governar tudo. Mas como o governo é “ingerenciável”, então a desordem é a consequência natural dessa expansão estatal. Puro movimento irracional.
A diferença entre os governos Lula e Dilma é que o ex-metalúrgico conseguiu se manter dentro dos parâmetros da realidade, mesmo “avançando” na agenda socialista. Já Dilma Rousseff foi mais ideológica e programática, mais “pura”, dando as costas para a realidade. O efeito econômico foi imediato e devastador, a combinação de inflação com recessão, conforme previsto nos manuais de economia. O caráter não gerenciável do mastodôntico estado se impôs com vigor. O Brasil é a Casa da Mãe Joana.
É nesse contexto que estamos, às vésperas das eleições. A parte mais consciente do eleitorado, que esperava que Aécio Neves pudesse ser o nome para tirar o PT da Presidência, parece que se frustrou. O acidente que vitimou Eduardo Campos matou a candidatura de Aécio Neves, fazendo surgir a estrela ascendente de Marina Silva. O que esperar dela governando?
Antes, é preciso registrar aqui que Marina Silva é uma história particular de sucesso, que tem em si o sorriso da Roda da Fortuna. Maquiavel, homem renascentista, falou dela no famoso O Príncipe. O avião poderia tê-la matado também, mas os deuses foram com ela generosos. A Fortuna foi duplamente favorável: deu-lhe a vida e a oportunidade de ganhar, de forma sensacional, a Presidência da República.
Não se pode subestimar alguém assim bafejado pela sorte. Todos achavam que ela estava fora do palco e eis que ela retornou para vencer, provavelmente. Marina tem a favor de si o recall da última eleição, tem uma boa imagem junto à opinião pública e tem mantido sua “pureza” ideológica intacta. Como o eleitorado brasileiro está amestrado para as causas esquerdistas, Marina Silva passou a representar a possibilidade de avanço em relação ao PT. Atropelou Aécio Neves.
Nisso consiste a principal contradição de Marina Silva, se eleita: a impossibilidade de governar bem. Não se pode governar o país sem a acomodação com o Centrão, os interesses estabelecidos e a própria realidade ela mesma. Todavia, como ela é “sonhática”, ou seja, “pura”, terá grandes dificuldades para se compor com o Congresso Nacional, do qual dependerá para todas as decisões relevantes. O Congresso Nacional reúne as chamadas “forças vivas da Nação”.
Uma única medida anunciada por ela, a de carimbar 10% da verba orçamentária para a saúde, mostra o tamanho do despreparo da candidata. O Estado não tem que gerenciar apenas a saúde, mas também suas funções outras, inclusive a educação, que também tem sua gorda verba carimbada, e diplomacia, defesa, justiça, etc. Promessas deste tipo não são exequíveis, embora fáceis de falar no palanque, sob aplausos dos eleitores desavisados. Essas promessas pressupõem que as demais funções deverão encolher pela transferência de recursos orçamentários.
Os carimbadores de verbas orçamentárias pensam assim transferir para as outras funções do Estado a dureza da lei da escassez, mas é um equívoco: a realidade sempre se imporá, dando a proporção correta na alocação dos recursos. Um governante sensato jamais poderia se comprometer com tamanha parvoíce, mas em se falando de “sonháticos” tudo se pode esperar.
A eventual consagração de Marina Silva como presidente da República significará o passo final para o caos, pois a possibilidade de governança ou governabilidade tende a desaparecer. Um presidente da República precisa governar para todos os brasileiros e não apenas para sua corriola política. Tem que ter grandeza, ao menos um verniz de estadista, mínimo que seja.
A mensagem que Marina Silva passa é essa, a de que de “governável, mas ingerenciável” o Brasil finalmente será “ingovernável e ingerenciável”. Há o perigo de se contemplar perigosamente o fundo do abismo trazido pelo caos. Em um cenário assim, tudo pode acontecer, além da elevação inflação e da queda do PIB.
29 de agosto de 2014
Nivaldo Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário