"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de julho de 2014

O DESESPERO PETISTA

As denúncias contra o candidato Aécio Neves têm uma razão  muito simples: os índices de rejeição do petismo e a queda constante de Dilma Rousseff na avaliação dos eleitores. Ao contrário dos institutos Sensus e Datafolha, que colocam um empate técnico entre o senador Aécio Neves e a presidente Dilma Rousseff num possível segundo turno, o Ibope traz uma informação totalmente diferente, com vantagem da candidata petista sobre seus dois opositores. Em apenas uma semana, segundo o Ibope e sem qualquer fato novo, o eleitor mudou de opinião reelegendo a candidata petista em segundo turno. 
 
Curiosamente, os dados dos três institutos quando examinam a movimentação do eleitor no primeiro turno coincidem majoritariamente. Logo, existe aí um ponto fora da curva na pesquisa do Ibope.
 
Assinale-se, ademais, que essa não é a primeira vez que o Ibope se afasta dos outros institutos de pesquisa de opinião quando se trata de eleição presidencial.
Em menos de uma semana seria impossível uma guinada do eleitor, sem qualquer fato que justifique essa mudança, saindo de um empate técnico entre os dois candidatos melhor posicionados, para uma vantagem expressiva da candidata oficial.
 
As denúncias contra o candidato tucano, sobre a construção do aeroporto da cidade de Cláudio, não passam de uma estratégia petista na tentativa de inviabilizar o crescimento de Aécio Neves na opinião dos eleitores e estancar a queda ladeira abaixo de Dilma Rousseff. Não existiu qualquer tipo de ilegalidade na desapropriação de um pedaço de terra de propriedade de um tio-avô do senador mineiro, conforme pareceres de dois ex-ministros do STF, Ayres Britto e Carlos Veloso.
 
Além disso, o MP de Minas Gerais investigou essa mesma denúncia e se pronunciou pelo seu arquivamento por não ter encontrado um desvio mínimo da legislação que trata sobre o assunto. Pelo contrário, a decisão do governo mineiro em desapropriar aquele tal terreno para a construção do aeroporto de Cláudio trouxe economia para os cofres do Estado. Tanto isso é verdade, que o proprietário do terreno não concordou com o valor da desapropriação e ingressou em juízo para que seja decretada pela justiça mineira a sua majoração.
 
Como está sub-judice, o governo de Minas Gerais não desembolsou efetivamente a quantia da desapropriação, apenas consumou depósito judicial. Assim, com o desespero pela  possível derrota da candidata Dilma Rousseff, conforme demonstram as pesquisas, o PT tenta desacreditar o candidato Aécio Neves com denúncias vazias e sem qualquer fundamento jurídico que confirme ilegalidade do governo de Minas Gerais. Não é de se estranhar, pois essa é uma prática petista.
 
Em vez de enaltecer seus méritos – se é que os têm – o PT prefere assassinar reputações. Num primeiro momento, de forma covarde, os governistas tentaram macular a honra de uma jovem, a filha mais velha do senador Aécio Neves. Não deu certo, pela torpeza da denúncia e por ela não se sustentar por um minuto sequer. Agora, partem para cima do senador mineiro com uma questão que já foi investigada e considerada sem objeto pelo MPE para ser levada adiante.
 
Como novas pesquisas ainda virão – todas, com certeza, confirmando o derretimento da candidatura petista – é bem provável que Aécio Neves sofrerá outros ataques. Afinal, é o vale tudo tanto a gosto do lulopetismo, principalmente quando se sente acuado. O mercado já trabalha com o índice de 60% como Aécio será o próximo presidente do Brasil.

26 de julho de 2014
Nilson Borges Filho
Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em direito e articulista colaborador deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário