"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de julho de 2014

A MATEMÁTICA NUMA LINGUAGEM SIMPLES



Grande parte dos economistas reconhecia que a pessoa que mais claramente sabia explicar o que acontecia na área econômica era o “não economista” Joelmir Beting. Sua ida para o plano eterno foi uma perda inestimável para o nosso PIB (Produto Inteligente Brasileiro).

De fato, Joelmir era inigualável. Ele conseguia traduzir em uma linguagem simples, recheada de analogias, os mais complexos acontecimentos econômicos. E, com um humor refinado, facilitava o entendimento dos fenômenos econômicos pelos seres humanos “normais”.

O exemplo de Joelmir nos remete a um questionamento da maior importância: Seria possível, dizendo e explicando as coisas de maneira mais simples, facilitar o entendimento da matemática – matéria que inferniza a vida dos estudantes e é a maior responsável pela evasão escolar?

Uma tentativa que merece ser conferida é a apresentada pelo dedicado colaborador do Alerta Total, o engenheiro João Vinhosa. Para demonstrar que a Matemática é mais fácil que parece, Vinhosa usa o vídeo “Cálculo: Funções, Limites e Derivadas (Uma Abordagem Simplificada)” cujo endereço se segue

 
Vídeo recomendado para a Petralhada estudar um pouco e parar de jurar que 1 + 3 = 13...

27 de julho de 2014
Jorge Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário