"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de junho de 2014

NO FUNDO, A LUTA CONTRA OS OLIGOPÓLIOS

 




Pela palavra de Ricardo Bersoini e Franklin Martins, na convenção de ontem, insistiu o PT na necessidade de regulação das atividades da mídia. Nada de controle do conteúdo, repetiram o ministro da Coordenação Política e o coordenador de Comunicação Social da campanha de Dilma à reeleição. O que pretendem, na teoria, é garantir espaço e tempo nos meios de comunicação para as notícias e opiniões de grupos e partidos contrariados por opiniões e notícias de outros partidos e grupos.

Leia-se: a possibilidade de ser equilibrado o noticiário nitidamente favorável às informações e posições conservadoras que caracterizam a imprensa nacional desde que D. João VI veio para o Brasil, com as exceções de sempre. Seria uma forma de contraditar campanhas uniformes contra mudanças e inovações sustentadas por ideologias opostas aos modelos vigentes. E seus excessos, como denúncias contra quem pretende mudar a ordem vigente.

Numa palavra, trata-se de um instrumento para o PT do passado defender-se. Fala-se do passado porque o PT de hoje encontra-se alinhado ao conservadorismo expresso pela mídia. A regulação imaginada serviria apenas, nos tempos de hoje, para os companheiros compensarem as acusações de corrupção generalizadas, aliás, não sem motivos.

Tudo isso na teoria, vale repetir, porque, na prática, o que pretendem é acabar com a prevalência de oligopólios empenhados em repelir quaisquer propostas de alterações fundamentais nas instituições políticas, sociais e econômicas. Traduzindo: visam as Organizações Globo e penduricalhos.

A Constituição de 1988 tem artigos até hoje mantidos na geladeira, sem regulamentação e, portanto, sem aplicação efetiva. É o caso de parte dos artigos 220 e 221.
Na questão da liberdade, esses dispositivos são até redundantes ao preceituar que “a manifestação de pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição”
E depois: “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística”. Em seguida: “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

Preceitos para ninguém botar defeito, autoaplicáveis. O problema é que depois seguem-se parágrafos até agora congelados, como o de que “cabe à lei federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o respeito aos valores éticos da pessoa a e da família”.
Até hoje nenhum deputado ou senador, sequer algum companheiro, ousou propor a regulamentação desse artigo, para não correr o risco de ser banido das telinhas e microfones.

Mas o principal vem depois.
O parágrafo 5 do artigo 220 estabelece que “os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”. É aqui que a vaca pode ir para o brejo, abrindo discussão mesmo meramente acadêmica a respeito de um só grupo econômico dispor de jornais, revistas, emissoras de rádio, de televisão e agora também desse diabólico conjunto de comunicação eletrônica.

Será esse o alvo que a dupla Bersoini-Franklin pretende atingir, encontrando a chave do cofre no argumentos para a compensação destinada a enfrentar a midiática frente única conservadora? Ousarão o governo e a bancada do PT apresentar algum projeto capaz de abalar as estruturas dos oligopólios existentes no país?

22 de junho de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário