"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de junho de 2014

AUMENTAM AS DEFECÇÕES NA BASE DE APOIO AO PT E O NOVO MAPA ELEITORAL DO BRASIL DE 2014 FORTALECE A CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES


 
Não apenas o público que tem lotado as arenas para ver a bola rolar como também os políticos separam completamente a Copa do Mundo da política. 
E enquanto bola rola e sacode as redes para o delírio da plateia, os políticos mantém um olho na Seleção Brasileira como torcedores e outro da arena política tendo em mira eleição presidencial de outubro.
 
Destaco do site da Folha de S. Paulo uma matéria que indica uma nova defecção na denominada “base aliada” do PT, aquele bloco supostamente monolítico. Refiro-me à possibilidade do PTB apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves. 
 
Mas não é apenas o PTB que está sentindo o cheiro de carne queimada. Outros partidos da dita “base”, embora tenham anunciado o alinhamento nacional à candidatura da Dilma, ensaiam uma “saída à francesa”. Em alguns estados, como no Piauí o PSDB está aliado ao PMDB. 
 
No Rio Grande do Sul, a candidata Ana Amélia Lemos, do PP, até agora a mais bem avaliada em pesquisas eleitorais, está com Aécio Neves, enquanto no Rio de Janeiro, o tucano tem o apoio de boa parte do PMDB.
 
São indicadores nítidos de que desta vez os prognósticos eleitorais pendem para o lado da Oposição e a tendência é aumentar os apoios ao candidato Aécio Neves.
 
Em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento, os índices de repúdio ao governo do PT são evidentes. Outro dado significativo são as oscilações da Bovespa. Os operadores do mercado estão com os olhares presos às pesquisas. Toda vez que Dilma cai, a bolsa se aquece, ou seja, os agentes econômicos ficam animados.
 
Enquanto a bola rola nos estádios de futebol podem ocorrer vaias à Dilma, como de fato vêm ocorrendo. Isso todavia é o de menos. Vaias em campos de futebol sempre ocorreram. O que importa são dados concretos, ou seja, como agem os líderes políticos.
 
Por exemplo, o fato de que Lula, que teria tido até mais de 80% de popularidade enquanto presidente, não arriscar a ver ao vivo - pelo menos por enquanto - os jogos da Copa do Mundo, não deixa de ser um fato emblemático. Dilma cumpriu a contragosto o ritual de abertura dos jogos e bateu em retirada. 
 
Como foi Lula quem trouxe a Copa para o Brasil e Dilma executou a empreitada na qualidade de Presidente da República, o fato de Lula permanecer praticamente escondido durante os fabulosos jogos é uma realidade que corrobora os índices de repúdio ao PT registrados nas pesquisas. 
 
Aliás, há 1 ano e 7 meses que Lula foge da imprensa como o diabo foge da cruz. Só concede entrevistas a blogueiros militantes do PT ou então a algum jornalista estrangeiro. As palavras ditas por Lula chegam à imprensa por meio de terceiros. Esse sumiço de Lula, normalmente falastrão, começou quando veio a público o rumoroso escândalo envolvendo a sua namorada Rosemary Noronha, que chefiava a representação do Governo Federal em São Paulo.
 
Tudo isso combinado com as defecções no arco de apoio multipartidário ao PT, demonstra uma nova realidade política. A eleição presidencial de outubro deste ano é um jogo que está para ser jogado. Ganha ou perca nas arenas da Copa o Brasil de 2014 não é mais aquele do passado recente no que respeita aos embates eleitorais. 
 
A democracia é a melhor escola política. Quanto mais permanece em vigor mais ensina, ou seja, politiza as massas e também adverte os políticos. Não é para menos que os partidos totalitários, como o PT, odeiam a democracia, embora possam falar nela o tempo todo. Todavia, não suportam o mínimo dissenso, o que é normal em qualquer democracia verdadeira e, de uma maneira ou de outra, acaba acontecendo como de fato está acontecendo agora no Brasil. 
Transcrevo duas matérias do site da Folha: uma sobre o PTB e outra sobre a aliança PMDB-PSDB no Piauí que servem para mostrar o evidente e arrasador desgaste do PT. Ganhe ou perca nos gramados, o Brasil tem tudo para vencer de goleada na arena política e livrar-se do caboclo tranca-rua encastelado no Palácio do Planalto. Pelo menos é isso que os fatos estão indicado.
Leiam:
 
PTB AMEAÇA ABANDONAR DILMA
 
Cerca de um mês após declarar oficialmente apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, dirigentes do PTB afirmam que estão "90% fechados" com o candidato dos tucanos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB-MG). Ato que será realizado neste sábado (21) definirá a posição final do partido nas eleições deste ano.
 
Se confirmada, a adesão leva para o palanque de Aécio uma sigla que nos últimos anos esteve na base de apoio da presidente no Congresso Nacional. O PTB leva ao presidenciável que apoiar 1min15s a mais na propaganda eleitoral.
As negociações, até agora em sigilo, estão sendo tocadas por alguns dos nomes mais importantes do partido e que, até pouco tempo, estavam bem alinhados com o PT no Planalto.
 
O presidente nacional da sigla, Benito Gama, é um dos protagonistas. Ex-filiado ao PFL (antigo nome do DEM) e ao PMDB, ele fez carreira sempre como opositor ao PT. Neste governo, se aliou a Dilma e passou a ocupar, a convite do Palácio do Planalto, uma vice-presidência no Banco do Brasil.
 
Outro nome que passou a trabalhar pelo apoio a Aécio é o senador Gim Argello (PTB-DF). Por anos, Gim atuou para manter o PTB ao lado do Planalto. Ele aparece como vice-líder do governo no Senado.
 
Para tentar amarrar o partido, Dilma chegou a reabilitar o PTB que estava escanteado do governo desde a revelação do mensalão, maior escândalo de corrupção do governo Lula, oferecendo cargos no Banco do Brasil e na Caixa Econômica. O caso foi denunciado pelo então presidente da sigla, Roberto Jefferson, que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por participação no esquema.
 
Segundo petebistas ouvidos pela Folha a mudança foi motivada pela "falta de sintonia" entre as bases do partido nos Estados e o PT.
Os debates devem seguir pela madrugada e a decisão será anunciada oficialmente neste sábado. Há possibilidade de o ato ser realizado em Salvador ou Brasília. 

Do site da Folha de São Paulo
 
ALIANÇA OPOSICIONISTA NO PIAUÍ
 
O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (20) o apoio de seu partido à reeleição de José Filho (PMDB), governador do Piauí.
Compondo a chapa, Silvio Mendes, do PSDB, será o vice.
José Filho veio ao Rio para oficializar a aliança em um encontro com Aécio, que conquistou assim um dissidente da aliança nacional firmada entre o PT e o PMDB.
Na mesma chapa, o ex-governador do Piauí Wilson Martins (PSB) concorre como candidato ao Senado. Do site da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário