"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Lula e Dilma não sabem como conter conspiração contra o governo – que envolve espionagem externa
 
 

Não existem ações concretas de partidos políticos de oposição para derrubar o governo – e muito menos risco imediato de golpismo fardado. O que há, de verdade, é um violento ataque de contrainformação contra um governo sem credibilidade, promovido por grandes empresas internacionais preocupadas com o muito de dinheiro que têm investido aqui no Brasil. O risco de perdas bilionárias leva a Oligarquia Financeira Transnacional a colaborar com a divulgação sistemática e cuidadosamente combinada de escândalos capazes de desgastar ou até derrubar o governo, atingindo seus principais integrantes e operadores.
Tudo é monitorado por empresas privadas de espionagem. Não são meras coincidências policiais as Operações Lava Jato, Hulk, Oversea, Porto Seguro, junto com a detonação de todos os problemas na Petrobras – Pasadena, Comperj, Abreu e Lima, plataformas superfaturadas, terceirizações e quarteirizações, além de outras broncas menos votadas como as caixas pretas da BR Distribuidora, Gemini, BB Millenium, PFICO (Petrobras International Finance Co), e Petrobras Global Finance B. V. (sediada em Rotterdam, na Holanda, que capta euros e dólares para a estatal).
Os problemas, denunciados por investidores, são acompanhados por investigações oficiais do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União. Várias delas podem redundar em processos judiciais. Em uma CPI, como a que o governo tenta abafar sobre a Petrobras, várias bombas atômicas podem explodir e implodir o desgoverno. Lula, Dilma e parceiros de negócios, nas alas política, sindical e de fundos de pensão, sabem que a conspiração rola abertamente. O sonho de poder virou pesadelo.
No momento, em meio à guerra assimétrica promovida por megainvestidores, o alto risco da delação premiada é o que mais apavora o governo no decorrer das quase certas ações na Justiça brasileira e na de Nova York, para apurar os prejuízos milionários na Petrobras. A petralhada tem um temor concreto de que Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró (principalmente este último) resolvam abrir o bico e soltar o verbo para relatar tudo que sabem sobre o real comando da organização criminosa que, no mínimo, praticou crime de estelionato (auferir vantagem ilícita a custa de terceiros, através de ardil) contra a Petrobras.
O elo mais frágil da corrente que se rompe é Paulo Roberto Costa. O ex-diretor de abastecimento da Petrobras, ex-conselheiro da BR Distribuidora e da Brasken (joint entre Petrobras e Odebrecht), está enrolado na Operação “Lava Jato” (operação da PF que investiga uma quadrilha suspeita de lavar R$ 10 bilhões em dinheiro ilegal, desviado do setor público). Ele está muito bem cuidado em Curitiba – onde a Justiça Federal é blindada de influências petralhas.


Parceiros de Costa, como o doleiro Alberto Youssef e o deputado federal André Vargas (vice-presidente da Câmara), são cabras marcados para detonação. Outro na corda bamba é Nestor Cerveró, ex-diretor internacional, indicado para o cargo pelo reeducando José Dirceu e responsável pela compra questionável de Pasadena. Junto com ele, Alberto Feilhaber (que foi empregado da Petrobrás durante 20 anos e que agora é vice-presidente da Astra Oil - segundo ficha dele no Linkedin). Também deve sobrar para todos os conselheiros e diretores da Petrobras na gestão Lula-Dilma. 
O pavor real é que se revele que parte do dinheiro desviado nos negócios na Petrobras e subsidiárias tenha servido para formar uma super-organização. O político que a comanda tem várias consultorias que gerenciam empreendimentos comerciais na África, hotéis em Cuba e na Venezuela, pelo menos três hotéis em Brasília, vários terrenos na capital federal e em São Paulo (registrados em nome de empresas no Panamá), além de fazendas produtoras de gado no Brasil, participações acionárias inferiores a 4% em várias empresas, e uma mini-frota de três jatinhos (em nome de laranjas, amigas empreiteiras).
Diante do alto risco de implosão, o desgoverno petralha pretende investir na “ditadura branca”, em táticas como o Marco Civil da Internet, para restringir a livre circulação de informação – que pode lhe ser fatal. O PT teme o grau de bronca jurídica que pode recair sobre seus membros, caso não vençam a reeleição. O mais apavorado com o risco de futuro chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. O presidentro teme ser alvo fácil da Justiça no futuro. Agora, embora não tem imunidade parlamentar, não é incomodado tão intensamente pelos inimigos e adversários porque ainda tem um escudo forte: o poder federal. Sem isto, Lula sabe que será fisgado facilmente pela Justiça.
 
A “Batalha da Maré” (emprego da estratégia da Garantia da Lei e da Ordem contra narcoguerrilheiros urbanos) pode produzir, em futuro próximo, o mesmo efeito político da Guerra do Paraguai (após 1860): unir os militares em torno da ideia de que eles, unidos, como uma oligarquia civilista, podem mudar a realidade do Brasil. Tal visão pode realimentar, na caserna, a vontade de colaborar para promover uma nova intervenção civil-militar (parecida com 1964), caso a conjuntura política, econômica e institucional se agrave – como parece a tendência atual.
O agravamento dos ataques ideológicos às forças armadas - relacionando-as sempre, de forma mentirosa, a “ditaduras”, “torturas” e violações ao Estado democrático de Direito – tende a gerar o efeito contrário: em vez de desgaste de imagem, um reforço do espírito de corpo institucional das “Legiões”. A previsão sobre o risco de uma intervenção militar-civil é de um poderoso político da base aliada que mais joga contra que a favor do governo Dilma Rousseff – em franca queda livre de popularidade. Generais na reserva se manifestam abertamente contra o governo. Os da ativa aguardam a hora certa.
A bagunça e os problemas gerados pela Copa do Mundo da FIFA vão sacramentar a derrota do regime petralha. A imagem é tétrica. A Presidenta Dilma Rousseff está na proa do PTitanic, barco que está afundando e com ratos já fugindo dos porões, prontinha para ser empurrada do poder pelos grandes investidores internacionais contrariados e prejudicados, no bolso, pela arrogância, desgovernança, incompetência e corrupção de governo.
 
A previsão é que Dilma será jogada aos tubarões sem direito à boia de salvação reeleitoral. Seu Presidentro Lula, que sabe não navegar rumo a um Porto Seguro, tende a ser arremessado logo em seguida. O PMDB deve abandonar o PTitanic, assim que as candidaturas de Aécio Neves ou Eduardo Campos se consolidarem como oposição. O PT, que traiu o Brasil, será traído pelos aliados.
 
Releia o artigo: Dilma perderá; o Brasil capimunista está perdido
O Alerta Total se penitencia
 
Em sua edição de ontem (6 de abril), o Alerta Total – em primeiríssima mão – deu aos seus leitores os links das íntegras de dois documentos capazes de tornar o Governo ainda muito mais preocupado com a possível CPI da Petrobras.
Ambos os documentos (Representação do acionista minoritário Romano Allegro ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot, e justificativa de voto da AEPET – Associação dos Engenheiros da PETROBRAS) foram protocolados na Assembleia da Petrobras realizada no dia 2 de abril de 2014, e tratam da refinaria de Pasadena, logo podem ser carreados para a citada CPI, com sérias conseqüências para Dilma Rousseff e Guido Mantega, o atual e a ex- presidente do Conselho de Administração da empresa.    
O Alerta se penitencia pelo fato de não ter ficado suficientemente claro para diversos leitores a indicação de citados links, que estão nos arquivos do site www.maracutaiasnapetrobras.com . Os links são os seguintes:
 
 
 
Bronquinha da Petralhada com os hermanos
 
A turma do João Santana e do Franklin Martins está PT da vida com dois marketeiros argentinos – que já trabalharam para o partido, mas agora jogam no time oposicionista de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
 
A bronca é com Diego Brandy, de 51 anos, que assessora o neto de Miguel Arraes com pesquisas e dicas de comportamento, e Guillermo Raffo, de 49 anos, que promete emprestar criatividade ao neto de Tancredo Neves.
 
A raiva maior dos petistas é que os dois hermanos foram “importados” para o Brasil pelos publicitários baianos Duda Mendonça e João Santana – contra quem vão lugar na reeleição de 2014.
A implicância maior dos petistas é que ambos são acusados, nos bastidores, de usarem técnicas de guerrilha informativa, produzindo contrainformação contra Dilma na mídia...
A estupidez da cópia criminosa e mentirosa
 
Circula um e-mail, totalmente falso, sobre um artigo cuja autoria é atribuída ao General de Exército Pedro Luis de Araújo Braga, com o título “A Estupidez da Provocação”.
Na versão falsa pela internet, o suposto texto escrito pelo ex-integrante do Alto Comando faz críticas duras aos atuais comandantes militares na sua relação com o governo Dilma, acompanhado de uma lista imensa de 20 Generais de Exército, 20 de Divisão, 38 de Brigada, 338 coronéis e por aí vai...
O teor do artigo, que é até real, foi publicado no Alerta Total em 8 de março de 2014: A Estupidez da Provocação
 
O probleminha é que seu autor se chama Geraldo Almendra, um economista de Niterói, e não o General Braga.
Data "Venha"...
 
Aliás, o pessoal deveria parar de cometer o crime de contrafação (vulgo plágio), copiando, colando e difundindo textos pela internet, sem dar o devido crédito ao autor e, pior ainda, atribuindo a autoria original a outra pessoa...
Trata-se de crime de violação ao Direito Autoral.
Além de ser uma burrice sem tamanho, roubar texto dos outros, não divulgar a data e nem a fonte original da publicação...
 
O Alerta Total já está ficando de saco cheio de ser vítima de tais crimes, e nossos advogados vão tomar as providências legais...
Revisionismo Histórico
 
O Deputado Federal Renato Simões (PT-SP) entrou com projeto de lei para mudar o nome da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.
 
O parlamentar deseja tirar de lá o nome do Marechal Castelo Branco e colocar o do Cônego Milton Santana.
 
Simões também já tinha entrado com o PL 7218, para substituir o nome da Ponte Rio-Niterói, passando de General Arthur da Costa e Silva para Ponte Rubens Paiva...
 
Quem não acredita que veja o vídeo oficial do parlamentar no Youtube:


Roda Viva sobre Venezuela
 
A deputada cassada pelo regime de Nicolas Maduro, Maria Corina Machado, é a atração desta segunda-feira á noite do programa Roda Viva, da TV cultura, a partir das 22 horas.
 
A entrevista com Corina foi gravada sexta-feira passada pelo jornalista Augusto Nunes, Fabiano Maisonnave (repórter da Folha), Nathalia Watkins (repórter da seção internacional de VEJA), Fernando Tibúrcio Peña (advogado especializado em Direitos Humanos), Rogério Simões (editor-executivo da revista Época) e Rodrigo Cavalheiro (subeditor do caderno internacional do Estadão).
Augusto Nunes garante que, hoje à noite, vamos ver o que é uma “oposicionista de verdade”.
 
SOS Venezuela


A pianista Gabriela Montero mostra, em seu vídeo, de forma até lírica, a dramática violência política na Venezuela sob comando da ditadura bolivariana do Foro de São Paulo. Lá, de algum modo o povo reage. Aqui no Brasil, onde corremos sério risco de involuir do atual Estado autoritário de direito para um estágio efetivamente de Estado totalitário regulamentado, a reação ainda é tênue...
 
No campo da ficção, atriz e modelo venezuelana Norkys Batista responde, na CNN, ao presidente Nicolas Maduro, que resolveu ser crítico da violência da personagem da lindíssima figura na novela “De todas Maneras”...


Detalhe: Na matriarcal Venezuela, as mulheres são grandes protagonistas da defesa democrática contra os abusos de Maduro e da turma totalitária do Foro de São Paulo.
 
Maburro


Os humoristas venezuelanos produzem o personagem “Maburro” – parodiando todas as suas “cagadas” – conforme mostra o vídeo.
 
José Wilker e a Política
 
Aqui na República Sindicalista do Brasil, um depoimento político do grande ator José Wilker que faleceu, sábado passado, vítima de infarto fulminante, aos 69 anos.
 
Mão em tudo


Cabeleira de Brigadeiro


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
07 de abril de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário