"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Graça Foster só confirmou que a amiga Dilma foi responsável por mau negócio da refinaria Pasadena


Dilma Rousseff, demais conselheiros e diretores da Petrobrás foram responsáveis pela decisão desastrosa de comprar a refinaria Pasadena, e agora correm risco de sofrerem ações judiciais, com direito a pedido de reparação por seu erro. Mesmo que Nestor Cerveró, ex-diretor Internacional da Petrobras, não aceite fazer o papel de “bode expiatório” pelo prejuízo no negócio, em depoimento que fará hoje na Câmara dos Deputados, é impossível livrar Dilma da besteira que cometeu quando era “Presidente” do Conselho de Administração da estatal de economia mista, na gestão do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A oposição ficou bestificada com a tática arriscada que a Presidenta Dilma Rousseff combinou com sua amiga Maria das Graças Foster. Foi uma operação política de alto risco mandar a Graça ao Senado para jogar a culpa na diretoria anterior da Petrobras pelo prejuízo de pelo menos US$ 530 milhões da compra da velha refinaria texana. A casa do Palhaço do Planalto vai implodir, de forma mais feia ainda, se Cerveró resolver tirar o dele da reta, simplesmente alegando que seria obrigação dos demais diretores e conselheiros lerem e estudarem o relatório completo sobre a operação Pasadena.
Tomar decisão com base em resuminho executivo incompleto (como aquele escrito por Cerveró, que não advertia sobre perigosas clausulas) é coisa de amador ou de preguiçoso – que só atua nos Conselhos de Administração de estatais para embolsar o polpudo “jeton”... Não dá para sustentar tal versão, defendida ontem no Senado pela “cunhada” Graça (esposa do Grande Irmão Maçom Colin Foster). Na avaliação da maioria dos Senadores de oposição – e até de alguns da situação -, Graça expos ainda mais Dilma e ferrou completamente com o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, afilhado de Lula. A guerra interna entre os grupos de Dilma e Lula vai se acirrar...
Graça Foster, que estava balançando na presidência da Petrobras, agora só cai se a amiga Dilma também afundar como um PTitanic. Foi Dilma quem combinou com Graça, pessoalmente, o que deveria se dito no Senado. Portanto, se Graça jogou caca na gestão anterior – na qual ela apenas foi diretora de Óleo & Gás -, é porque Dilma deseja passar a imagem de que foi realmente induzida ao erro na operação Pasadena. A grande questão é que, induzida ou não, Dilma foi co-responsável pela temerária operação Pasadena – que a própria Graça foi forçada a admitir aos senadores, com toda sinceridade, que não faria tal negócio hoje.
 
 
O depoimento de Graça – e as palavras que forem ditas logo mais por Cerveró na Câmara – podem alimentar ainda mais o clima de CPI. Como de costume no Brasil da impunidade ampla, geral e irrestrita, a decisão sobre o assunto ficou para depois do feriadão... A ministra Rosa Weber avisou que só decide, na semana que vem, se aceita ou não uma comissão para investigar vários temas. Espertamente, o presidente do Senado, Renan Calheiros, só vai votar a tal “CPI X-Tudo” com base na resolução do STF.
O Alerta Total repete mil vezes. CPI é inútil. Só vai produzir marola de politicagem no ano reeleitoreiro. No final das contas, não pune quem deveria e poupa quem tiver força política para flutuar no mar de merda. O caminho para resolver vários escândalos na Petrobras depende do Ministério Público Federal, da Procuradoria Geral de Justiça, da própria Justiça Federal ou do Supremo Tribunal Federal, dependendo do extremismo da situação. Investidores da Petrobras já acionaram o MPF apontando as responsabilidades de Dilma, do conselhão e da diretoria da Petrobras no caso Pasadena.
Não precisa de CPI para nada apurar do caso. Basta que o MPF denuncie, a Justiça processe e os responsáveis sejam julgados, dentro da Lei, da Ordem e do mínimo Estado de Direito – mesmo que cinicamente autoritário, como o brasileiro. O resto é conversa para boi dormir, ouvindo uma linda canção da Valeska Poposuda.
 
Mais quatro de jeito nenhum...
 
Popozuda para Presidenta?
"Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também a infraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll, compatível com a necessidade, que nós teremos para entrarmos na economia do conhecimento, de termos uma infraestrutura, porque no que se refere a outra condição, que é a educação, eu acho importantíssima a decisão do Congresso Nacional do Brasil em relação aos royalties."
Lembrando dessas palavras de um discurso da Presidenta Dilma Rousseff (citadas pelo jornalista Elio Gaspari, em 9 de março de 2014, na Folha de S. Paulo e o Globo), um senador gaiato da oposição lança uma indagação piada:
Se a pensadora Valeska Popozuda dissesse isso, ela seria uma boa candidata à Presidência da República?
Cachorrada Machadiana
 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
16 de abril de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário