"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de março de 2014

OUTRA PIADA DA ANO

 

 

China diz que poluição não deve prejudicar candidatura de Pequim aos Jogos Olímpicos de Inverno

As autoridades de Pequim dizem que a poluição atmosférica não deve prejudicar a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Em entrevista, o vice-presidente da câmara de Pequim, Li Shixiang, anunciou que serão tomadas, na capital, medidas para melhorar a qualidade do ar. Ele destacou, entre essas medidas, a redução à metade, até 2017, das toneladas de carvão consumidas anualmente. Atualmente, são consumidos em Pequim 10 milhões de toneladas de carvão.

A autoridade municipal prometeu também “controle severo” sobre as indústrias mais poluentes e a redução anual de 150 mil novos veículos nas estradas, informou a Agência Xinhua.
Pequim aspira,  em parceria com a vizinha Zhangjiakou, ser a primeira cidade a acolher os Jogos Olímpicos de Verão e outros de inverno. Para isso, segundo Li Shixiang, a cidade conta com o êxito dos Jogos de 2008.

A organização prevê que em Pequim ocorram as provas sobre gelo e em Zhangjiakou as que são disputadas em neve.

A capital chinesa é uma das cidades mais poluídas do mundo. Há dois anos, Pequim começou a medir o índice de qualidade do ar e registrou níveis alarmantes que se prolongam, às vezes, durante semanas.

A situação é grave neste inverno, quando se juntam às baixas pressões fatores como a utilização de aquecedores a carvão.

###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Só pode ser piada. Pequim é considerada “imprópria para viver” devido à poluição. Quando Pequim sediou a Olimpíada, em 2008, o governo teve de mandar fechar todas as fábricas na cidade e nas cercanias um mês antes do evento, para reduzir a poluição.

O país deixou de cumprir muitos contratos de exportação, inclusive com empresas brasileiras, por falta de produtos para entregar. A China é a maior poluidora do mundo, o famoso Rio Amarelo agora está marrom, e fica tudo por isso mesmo. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário