"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 22 de março de 2014

O PROBLEMA NÃO É A "PUT OPTION". O QUE PRECISA SER INVESTIGADO É A "PT OPTION"



A refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, tem capacidade para processar 100.000 barris de petróleo por dia. A Petrobras pagou U$ 360 milhões por 50% da empresa, em 2006. A refinaria não tinha condições técnicas para processar o óleo pesado produzido pela estatal.

A refinaria de Nansei Seikyu, no Japão, tem a mesma capacidade de processamento: 100.000 barris de petróleo por dia. A Petrobras pagou U$ 71 milhões por 87,5% do negócio, em 2007. Da mesma forma, Nansei não estava equipada para processar o tipo de óleo produzido pela Petrobras. 

As duas compras foram autorizadas por Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobras. As duas tinham cláusula "Put Option", que obriga uma parte comprar a outra, em caso de conflito entre os sócios.

Observem os preços. Se Pasadena tivesse sido comprada pela Petrobras dentro do mesmo parâmetro de preço de Nansei Seiku, ela teria custado U$ 40,5 milhões de dólares e não U$ 360 milhões. Aliás, a Astra Oil havia comprado 100% de Pasadena por apenas U$ 42,5 milhões, um ano antes, o que confirma que a Petrobras vinha pagando preços mais altos do que os do mercado nas suas aquisições internacionais. 

Por isso, independente da cláusula "Put Option", o que deve ser explicado é porque a Petrobras comprou Pasadena por quase 20 vezes o valor do mercado. Se Dilma Rousseff não leu as cláusulas, na certa sabia o preço do negócio. E conhecedora do mercado de energia, com toda a certeza sabia que estava comprando uma refinaria superfaturada. Por isso, a CPI da Petrobras é tão necessária. Por isso, a CPI da Petrobras apavora tanto o PT e Dilma Rousseff. Investigue-se a "PT Option"!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário