"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 22 de março de 2014

ESCÂNDALO NA PETROBRAS: CAI POR TERRA O "NÃO SABIA" DE DILMA

 


 
Dilma Rousseff emitiu nota dizendo que, se soubesse da cláusula Put Option na compra da refinaria sucateada de Pasadena,  que gerou mais de U$ 1 bilhão de prejuízo para a Petrobras, não teria aprovado a compra. Afirmou por escrito: "qualquer referência às cláusulas Marlim e de Put Option que integravam o contrato, que, se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo conselho." Ela presidia o Conselho de Administração da Petrobras, em 2006, quando o negócio foi fechado por mais de dez vezes o valor de mercado, lesando os cofres públicos.

Hoje o Estadão publica que,um ano depois, em 2007, Dilma Rousseff aprovou a compra de outra refinaria, no Japão, sabendo da existência da claúsula Put Option no contrato. Em 2006, se ela soubesse da cláusula, não teria comprado, segundo a nota. Um ano depois, sabendo da existência da mesma cláusula, autorizou a compra de outra refinaria. É muita enrolação, é muita irresponsabilidade. 

A compra de 87,5% da refinaria Nansei custou US$ 71 milhões. Assim como Pasadena, a refinaria não estava equipada para processar o óleo pesado produzido pelo Brasil. Segundo pessoas envolvidas no negócio, a Petrobrás foi obrigada a fazer investimento bilionário para adequá-la e reparar danos como dois incêndios e um tufão. Procurada, a estatal não quis falar sobre Nansei Sekiyu.
No site da estatal, consta que em 2010 a Petrobras passou a ter 100% do negócio. Em que bases, ninguém sabe!
 
22 de março de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário