"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 22 de março de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma teme ser vítima de processos nos EUA como responsável direta por escândalos bilionários na Petrobras

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Dificilmente, a cidadã Dilma Rousseff se livrará de um processo por responsabilidade pelos escândalos na Petrobras. Os próprios dirigentes da estatal de economia mista (agora PTs da vida com a pretensa chefona da Nação) garantem que ela tinha acesso a todos os documentos produzidos sobre a polêmica compra da refinaria Pasadena. O maior medo de Dilma é que, se sobrar para ela, fatalmente, também sobrará para Luiz Inácio Lula da Silva – o Presidentro.

Não adianta Dilma ter dado a desculpinha esfarrapada de que "documentos falhos" a induziram ao erro ao dar aval à aquisição da Pasadena pelo precinho superfaturado de US$ 1,18 bilhão. Como os processos contra ela, dirigentes e demais conselheiros da Petrobras devem correr no Tribunal de Nova York e na Security and Exchange Comission (a dura guardiã do mercado de capitais dos EUA), dificilmente haverá salvação. Na melhor hipótese, condenações a multas milionárias. Na pior hipótese, risco de penas mais duras, como de prisão.

Lamentável é a posição de panos quentes, idêntica a dos tempos em que estourou o escândalo do Mensalão, adotada pelo ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Nem seus companheiros de partido concordam com a posição de FHC, que se disse “não ser favorável” à abertura da CPI da Petrobrás agora. Para FHC, a proximidade das eleições presidenciais pode 'partidarizar' a apuração. FHC ponderou que o desdobramento do caso depende do empenho do governo em investigar as denúncias de irregularidades na estatal. Por acaso, sinceramente, FHC acredita em tal empenho?

Mesmo na posição de ficar em cima do muro, Fernando Henrique cobrou do governo investigação sobre a compra da refinaria em Pasadena. "Já se sabia do caso, a novidade é que a própria presidente reconheceu que está errado. Então ela tem que agir em consequência. É estranho (a aprovação pelo Conselho com base em um relatório). Pelo que vi, o valor (atual da refinaria) é muito aquém do que foi pago, é muito escandaloso. Não quero culpar ninguém, não é só ela (Dilma), o conselho é formado por muita gente, gente de peso. Mas quando se erra se paga a consequência".

Dilma já era. O problema é quem vai para o lugar dela... O próximo Presidente terá a governabilidade complicadíssima, se bobear inviabilizada, com a máquina e os poderes aparelhados pelo petralhismo. A previsível derrota de Dilma em outubro pode lançar o Brasil em um clima de grande instabilidade política. Muito mais grave que aquela balbúrdia dos idos de 1964, quando os militares intervieram, e os inimigos reais, da oligarquia financeira transnacional, lhes comeram o governo pelas beiradas, até a entrega para a corrupta “Nova República”, em 1985.

O Alerta Total insiste: Dilma Rousseff só conquista a reeleição pela via milagrosa de uma fraude eletrônica. Seu governo não tem mais credibilidade. A efetiva oposição do poder econômico lhe será fatal. Dilma está fatalmente ferida por crimes bilionários comprovados pelas Operações Lava Jato e Porto Seguro, o repique do Mensalão que não puniu o verdadeiro chefão e vários escândalos ainda por brotar na Petrobrás e Eletrobras, junto com problemas a estourarem no Bolsa Família, no Minha Casa, Minha vida e na desorganização da Copa do Mundo.

É por tudo isso que o Caso Pasadena vai se transformar no futuro episódio “Passadilma”...

Pergunta idiota

O que será que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, foi fazer na Europa, durante as providenciais férias que acabou de tirar, no poderoso cargo de diretor financeiro da BR Distribuidora?

Cerveró foi o grande defensor a compra da Refinaria de Pasadena e foi o responsável pelo "resumo executivo" do tal parecer com “informações incompletas, técnica e juridicamente falho” do qual a Dilma tenta, de forma impossível, fugir da culpa.

Aliás, a "demissão" do Cerveró, supostamente ordenada pela Dilma, é a piada do ano...

Fonte dos horrores

Situação pior que Cerveró só a de Paulo Roberto Costa.

O ex-diretor de abastecimento da Petrobras, preso na Operação Lava Jato, que identificou um esquema de lavagem de pelo menos R$ 10 bilhões, é considerado hoje o homem bomba para implodir o esquema petista.

Além de membro dos conselho de empresas do grupo Petrobras, mesmo que suas empresas privadas tivessem negócios diretos com a estatal, Costa era também conselheiro da Brasken – braço petroquímico do grupo Odebrecht.

Conto da refinaria


O Desafio é nossa poesia...

Poema-marchinha lançada pelos criativos gaiatos na internet:

OH, OH, PETROBRÁS:
Oh, oh Petrobrás,
Oh, oh, Petrobrás
Lá no pré-sal a fantasia desfaz,
Oh, oh, Petrobrás.
Oh, oh, Petrobrás,
Oh, oh, Petrobrás,
A Passadena na Dilma compraz,
Oh, oh, Petrobrás.
Oh, oh, Petrobrás,
Oh, oh, Petrobrás,
E nossa grana não volta jamais,
Oh, oh, Petrobrás !!!!

Enganando Otários


Escândalos da Era Dilma – já Era...

A turma da internet já aprontou uma listinha dos escândalos apenas no governo da Dilma do Chefe...

Basta consultar no link e ficar PT da vida: http://calendariodeescandalos.com.br/

Jogando sozinha


Com a bola murcha por tantos escândalos, até quando Dilma jogará a sucessão sozinha, com o embalo das pesquisas amestradas?

Marcha da Família

Em pelo menos 12 capitais, ocorrerá a partir das 15 horas deste sábado, a Marcha da Família com Deus contra a Corrupção.

Mesmo que a manifestação pública não seja enorme, apesar da mobilização gigantesca pela internet, o ato vai representar um descontentamento de grande parcela esclarecida da sociedade brasileira contra os desmandos do desgoverno.

Os participantes do evento só não podem aceitar provocações dos grupos escalados para tumultuar a marcha, mas também não devem temê-los, mobilizando os batalhões de Choque da Polícia Militar para impedir a ação dos vândalos.

Ginástica recomendada pelo Dirigirworld


 Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
22 de março de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário