"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 4 de janeiro de 2014

OS "NERVOSINHOS" DILMA E MANTEGA ESTÃO PERDENDO A "GUERRA PSICOLÓGICA" CONTRA A INFLAÇÃO


 
Há anos que está nas resoluções do Banco Central do Brasil sobre inflação o seguinte texto:
 
É fixada, para o ano de ...., a meta para a inflação de 4,5% (quatro inteiros e cinco décimos por cento), com intervalo de tolerância de menos dois pontos percentuais e de mais dois pontos percentuais, de acordo com o § 2º do art. 1º do Decreto nº  3.088, de 21 de junho de 1999.
 
Em 2011, a inflação foi 6,5%. Em 2012, baixou para a casa dos 5,8%. Em 2013, deve fechar em 5,7%. Ou seja: quase 30% acima do tal centro da meta, o que mostra uma inflação cada vez mais fora de controle.
Não é à toa que os juros já estão em 10% ao ano, uma subida também da ordem de 40% em 2013. Não é por acaso que o governo não pode mexer nos preços administrados de combustível e energia sob pena da inflação explodir. 
 
Se existe uma "guerra psicológica" no mercado, ela está sendo criada por Dilma Rousseff e Guido Mantega. Se existem dois "nervosinhos", eles também atendem pelos mesmos nomes.  Dados concretos mostram que vivemos uma crise econômica que não poderá mais ser maquiada, mas sim combatida em pleno ano eleitoral, com medidas duras e impopulares. Pelo que se viu nos últimos três anos, não é com beligerância e ataques ao mercado que ela será resolvida.  Dilma e Mantega já mostraram, nos últimos três anos, que não estão dando conta. O próximo presidente terá muito o que consertar em 2015.
 
04 de janeiro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário