"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MINHA CELA MELHOR

Dirceu quer inaugurar na Papuda a primeira unidade do programa Minha Cela Melhor


JOSE-DIRCEU-44-size-598

Depois de nomear-se xerife de cadeia, o presidiário José Dirceu promoveu o comparsa Delúbio Soares a diretor de faxina e deu uma geral na cela S 13 da Papuda. “Nem parece prisão!”, entusiasmou-se um parente.
“Ficou um brinco!”, admirou-se uma amiga. Foi provavelmente por isso que Lula achou melhor não dar as caras por lá. Ele achou tão aconchegante uma UPA em Pernambuco que lhe bateu a vontade de ficar doente. Se visitar a atual moradia de Dirceu, pode sucumbir ao desejo de ser preso.

Animado com o sucesso de crítica, Dirceu parece ter confundido cela com casa ─ e desistiu do emprego de gerente de hotel para exercer o ofício de blogueiro num escritório instalado onde hoje fica a sala de visitas.
No mesmo dia, cancelou o contrato com o St. Peter e solicitou à Justiça permissão para dirigir da cadeia o blog em que assina artigos escritos por outros. Por enquanto, reivindica apenas um computador com acesso à internet, assinaturas gratuitas dos principais jornais (que os carcereiros devem trazer com o café da manhã) e o direito de conceder entrevistas sem pedir licença a ninguém.

Caso consiga tapear o juiz, Dirceu poderá gabar-se de ter inventado a versão carcerária do Minha Casa, Minha Vida. O segundo lote de pedidos decerto incluirá a troca da única mesa por outra mais espaçosa, um novo jogo de cadeiras, beliches tamanho família e, como a Copa vem aí, uma TV de plasma.
Então, Dilma Rousseff será convidada inaugurar, ao lado do ex-camarada de armas, a primeira unidade do Minha Cela Melhor. Se o governo infiltrar o programa entre as prioridades do PAC, e se não faltar dinheiro, meio mundo logo estará querendo viver na Papuda.

06 de dezembro de 2013
Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário