"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

UMA VERGONHOSA PÁGINA DO JORNALISMO ALUGADO

Magoada com a prisão do seu muso José Dirceu, jornalista da Folha usa a boca dos outros para agredir a Imprensa brasileira.
http://www.implicante.org/wp-content/uploads/2012/10/Monica-Bergamo.png
 
É impressionante a coluna de Mônica Bergamo (na foto com Dilma), eterna porta-voz dos mensaleiros petistas, publicada hoje na Folha de São Paulo, sob o título "Linhas Tortas".
Pinça frases de ditadores, usa pessoas de bem para darem opiniões enviesadas sobre a imprensa, coloca até mesmo um ameaçador José Dirceu vislumbrando uma futura "decapitação" de jornalistas, só porque ele foi para a cadeia.
Usa de forma cínica dois ministros do STF em declarações contrárias à imprensa, sem o contexto em que foram proferidas, fazendo parecer que ambos estão contra a mídia.
Por fim, ataca a Rede Globo, feito uma Paulo Henrique Amorim de saias, bem ao gosto da campanha que o PT promove contra a emissora.
Uma página das mais tristes do jornalismo brasileiro.
 
Leiam abaixo:
 
"Presidentes, magistrados, réus, atrizes, blogueira e até um empresário de comunicação revelaram o que pensam da imprensa ao falar, com exclusividade, para a coluna

"Os canais públicos, em uma revolução como a que estamos vivendo na Venezuela, têm que formar o povo, educar o povo, prepará-lo para essa revolução. Têm que sair defendendo a verdade frente a uma ditadura midiática que promoveu um golpe de Estado"
NICOLÁS MADURO, presidente da República Bolivariana da Venezuela, ainda candidato, na primeira entrevista exclusiva a um meio de comunicação estrangeiro depois da morte de Hugo Chávez, em 7 de abril
 
"O que eu e Lula jamais aceitaremos é que se mexa na liberdade de expressão. Vou te dizer o seguinte: não sou a favor da regulação do conteúdo. Sou a favor da regulação do negócio"
DILMA ROUSSEFF, Presidente da República, em entrevista exclusiva, em 28 de julho
 
"Certa vez me perguntaram por que o STF só cuidava de réus ricos. Não. O tribunal cuida de réus ricos e de pobres. Mas a imprensa só se interessa pelos ricos"
GILMAR MENDES, ministro do STF, ao falar à coluna sobre o sistema carcerário, em 8 de dezembro
 
"Estão plantando o ovo da serpente. E a primeira vítima será a própria imprensa, os jornalistas. Foi assim em 1937 [ditadura do Estado Novo], em 1964 [ditadura militar]. Os que apoiaram [os golpes] foram os primeiros a sofrer depois"
JOSÉ DIRCEU, quando recebeu a notícia de que seria preso, em 15 de novembro
 
"Eu honestamente, em 45 anos de atuação na área jurídica, nunca presenciei um comportamento tão ostensivo dos meios de comunicação sociais buscando, na verdade, pressionar e virtualmente subjugar a consciência de um juiz"
CELSO DE MELLO, ministro e decano do STF, na única entrevista exclusiva que deu sobre o caso do mensalão, em 26 de setembro
 
"Eu fiz jornalismo e me lembro dessa aula: vá à fonte, não pegue de uma outra fonte. Isso se perdeu. Todo mundo acredita no tal jornalista, só que ele inventa. E aí?"
FERNANDA LIMA, apresentadora29 de novembro
 
"A Globo é a principal emissora do Brasil. Ganha muito dinheiro. As outras vivem"
SILVIO SANTOS, apresentador e dono do SBT, em entrevista exclusiva, em 23 de junho
 
"Vamos tratar de tudo: cotidiano, tecnologia, economia. Eu e a equipe queremos lançá-lo até o fim do ano. Vamos ver se os santos da tecnologia e da informação nos permitem"
YOANI SÁNCHEZ, blogueira cubana, ao falar à coluna sobre o programa Mais Médicos e seus planos de fazer um jornal em Havana, em 3 de novembro"
 
Estarrecedor! Especialmente sobre Nicolas Maduro, esta jornalista que não tem vergonha na cara, deveria se ater aos relatórios da Sociedade Interamericana de Imprensa, que comprovam que o ditador venezuelano vem impedindo, sistematicamente, que jornais do país tenham acesso à tinta e a papel jornal, ficando impedidos de circular. Fora o fechamento autoritário de vários veículos de comunicação, graças a um Judiciário aparelhado e sob controle da ditadura chavista.
 
Dilma Rousseff, por sua vez, tem feito reiteradas críticas à imprensa. Apenas para relembrar, a presidente investiu contra a mídia em 6 de novembro, quando esta noticiou o aumento da gasolina. Disse ela: "Considero que há algumas matérias desse teor que são especulativas, para não dizer que estão faltando com a verdade quando se referem a mim. Eu não posso o dia inteiro ficar desmentindo matéria. Quando se acumula e fica muito grave eu desminto.” No dia 29 de novembro, a Petrobras anunciou o reajuste no preço dos combustíveis. Dilma não pediu desculpas à imprensa que havia acertado na notícia e na fonte.  Não raras vezes a presidente se irrita com a imprensa como no caso em que afirmou que iria construir 8 mil creches e depois disse que a mídia tinha inventado.
 
Lula, então, este é useiro e vezeiro em atacar a Imprensa. Não existe uma só manifestação pública deste desclassificado nos últimos meses que não venha carregado de críticas contra a liberdade de expressão. Este vagabundo chegou ao ponto de, em outubro passado, em cerimônia comemorativa aos 25 anos da Constituição que ele se recusou a assinar, em pleno Congresso, declarou: "Se a população brasileira lesse a biografia de personalidades como Juscelino Kubitschek e lesse todas as biografias de políticos, possivelmente as pessoas não iriam desprezar a política e, muito menos, a imprensa avacalharia a política como avacalha hoje". Ao fazer tal declaração estúpida, defendia José Sarney.  Ao defender os criminosos mensaleiros do seu partido, Lula disse:  "Se alguém do PT desviar um tostão, darão manchete maior do que se o outro lado roubar um bilhão. Essa mesma gente que nos critica hoje puxava o saco de outros governos quando a inflação estava a 12%."
 
É lamentável que uma jornalista que possui espaço em um grande jornal e um programa sobre política na TV desça tão baixo no exercício da profissão. Muitas vezes, atacamos a "esgotosfera" financiada pelos cofres públicos. Não é o pior. O pior tem nome: Mônica Bergamo.
 
25 de dezembro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário