"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CAI A MÁSCARA

Perplexo com a maquiagem petista, mercado projeta PIB de 1,5% para o Brasil em 2014.
 
Após a divulgação, na terça-feira, de que a economia brasileira se retraiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, economistas começaram a recalcular suas projeções para o crescimento do país no próximo ano, que variam agora desde apenas 1,5% a até 2,1%, segundo levantamento do GLOBO em oito bancos e consultorias. O Banco Fibria, por exemplo, reduziu a projeção de 1,8% para 1,5%, a Opus Gestão baixou de 1,8% para 1,6% e o Citibank manteve os 2%.
 
Segundo Silvia Matos, coordenadora do Ibre da Fundação Getulio Vargas (FGV), nada parece ser capaz de “salvar” o PIB do ano que vem. Segundo ela, sem reformas tributária e trabalhista, além de um ajuste fiscal, o país não acelera. - O próximo ano será para controlar a inflação: juros crescendo mais, renda e crédito crescendo menos. E o lado fiscal não vai ajudar. Temos pouca margem de manobra. Só um milagre - diz Silvia, que prevê alta de 1,8% do PIB em 2014.
 
O crescimento do próximo ano será menor do que o deste ano - previsto em 2,2% a 2,4% - pela própria herança de baixo ritmo deste ano. O economista José Márcio Camargo, da PUC-Rio e Ópus Gestão, afirma que o crescimento seria possível se medidas tivessem sido tomadas desde 2012, como os investimentos em infraestrutura, que atrasaram, e um ajuste fiscal: - Se o governo aumentasse o superávit fiscal primário, teria ganho de credibilidade e atrairia investimento privado. Mas seria algo para se beneficiar só em 2015.
 
Para Claudio Frishtak, presidente da consultoria Inter.B, o programa de concessões de aeroportos, rodovias e ferrovias deve elevar a taxa de investimento em infraestrutura no próximo ano para 2,80%, acima dos 2,33% de 2012 e dos 2,45% previstos para este ano: - É um número positivo, mas nada suficiente para elevar o PIB para algo muito acima de 2%.
 
Integrantes da equipe econômica avaliam que muito pode ser feito a curto prazo, mas destacam que a ordem é não adotar medidas que tenham impacto no superávit primário. Um dos caminhos seria impulsionar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e agilizar as privatizações. Mas, nos bastidores, os técnicos fazem uma crítica à gestão do próprio governo.
 
Segundo um assessor do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o recuo esperado do PIB no terceiro trimestre era de 0,3% e a avaliação é que o resultado foi influenciado pelo clima negativo que se instalou no país com as manifestações, o que afetou os investimentos. O resultado, porém, trouxe certo “alívio” para a política monetária, pois mostrou que a economia está desaquecida e não há inflação de demanda.
 
( O Globo)
 
05 de dezembro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário