"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO

Record de gastos brasileiros lá fora
 
Estou aqui, pendurado no Wi Fi do Peixe Vivo, restaurante à beira da rodovia Transbrasiliana que um dia serviu Juscelino e por isso tem esse nome Vou dar um pitaco ligeirinho, enquanto não vem a sobremesa e seguir viagem em seguida.

O governo esparramou enchendo a boca, outro dia, que os brasileiros bateram novo record comprando coisas & loisas no exterior. Foram mais de R$ 2 bilhões e 200 milhões gastos em de tudo um pouco: de aparelhos eletrônicos a material de construção; de aparelhos de injeção a relógios, bebidas e perfumes.

Então, viva a riqueza brasileira! Certo? Então, viva o governo que nos tirou do saco sem fundo em que sempre vivemos. Certo? Não senhor! Errado!

O brasileiro está comprando lá fora, porque tudo lá - seja onde for - é muito mais barato. Carros, automóveis, imóveis, rádios, televisores, roupas, bijuterias... Tudo vale a pena, quando a taxa é pequena.

Um notebook que lá custa 180 dólares, custa aqui no Brasil da Silva nada menos de dois mil reais; um refrigerador que lá sai por 250 dólares, aqui fica pela bagatela de dois mil e oitocentos reais...

É só por isso, nada mais do que por isso, que o brasileiro está comprando tudo que vê e tudo que pode lá fora.

Enquanto isso, o governo brasileiro arrecadou, de 1º de janeiro até hoje, nada menos do que R$ 1 trilhão, 250 bilhões e caqueradas em tributos.

Se você souber onde o governo brasileiro soca essa grana toda, por favor avise. Aceitamos sugestões que possam ser colocadas nas costas do governo. Epa, chegou a sobremesa. Fui. Amanhã ou depois, a gente se fala.
BARBADINHA DE RENAN

 O Ministério Público agora quer saber como se deu a compra da casa de Renan Calheiros às margens do Lago, em Brasília. A negociação foi feita com o respeitável senador muito abaixo do preço do mercado de imóveis no Distrito Federal. besteira, o que é uma casa para um caubói que já vendeu gado fantasma?!? O promotor de justiça que se cuide para não acabar desempregado.

A FINA FLOR

 O Brasil da Silva conseguiu apoio para a criação do almejado Marco Regulatório da Mídia. O documento que tem a cara de Lula e as digitais da Dilma foi assinado por Rússia, Índia, China e África do Sul. Tudo gente boa. A mais fina flor da democracia mundial. Sua internet e sua liberdade de expressão no Facebook estão indo pro brejo, companheiro.

FIM DE CASO

 Depois de muita inteligência, muita investigação, muito trabalho pericial, a equipe do delegado que investiga o sumiço de Amarildo, chegou à conclusão de que deve indiciar osa policiais que estão envolvidos no mais escandaloso mistério do Rio de Janeiro. O delegado anuncia nesta sexta-feira o pedido de prisão dos agentes da cândida UPP da Rocinha. As autoridades agora querem saber qual deles, naquela noite fatídica, foi à farmácia da esquina comprar Doril. Feito isso, pronto!... Caso encerrado.

A PASSEIO EM NY

 Que coisa a participação de Aloízio Mercadante na locomitiva de Dilma Vana em Nova Iorque, né não?!? O cara não deu as caras em nenhuma foto, em nenhum jantar; não foi às compras, não anunciou sequer a próxima prova do Enem... Se tivesse ficado em Brasília faria tanta falta por lá como não fez falta nenhuma aqui, na Esplanada dos Ministérios.

Saidinha Temporária

Da Agência Senado:
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, em decisão terminativa [que não mais precisa passar pelo voto de todos os senadores], nesta quarta-feira (25), projeto de lei (PLS 7/2012da senadora Ana Amélia (PP-RS) que restringe o benefício da saída temporária de presos.
O texto deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para deliberação pelo Plenário do Senado.
A proposta estabelece:
1) a primariedade [que o preso tenha sido condenado pela primeira vez] como requisito para a concessão da saída temporária; [os presidiários reincidentes, ou seja, que receberam mais de uma condenação, NÃO MAIS PODERÃO receber o benefício, como atualmente acontece]
2) e a concessão da medida apenas uma vez por ano.
Quer dizer, acabar, acabar mesmo, não acaba com a regalia. Vai diminuir um pouco e coisa e tal, mas no dia que um mensaleiro graúdo for em cana, já sabe que, além do bolsa-cadeia, tem direito a uma saidinha faceira para fazer amigos e influenciar pessoas.
 
DILEMA

 Para quem acredita em pesquisas "científicas" sob encomenda, o Ibope se juntou ao Estadão para anunciar que Dilma Vana recuperou o espaço perdido e já está de novo à frente de Marina Silva que nem partido ainda tem, mas tem mais intenções de voto do que Aécio Neves.

Nesse Brasil da Silva tudo é possível. Inclusive, nada. Pelo levantamento Ibope/Estadão, se as eleições fossem realizadas hoje, não seriam realizadas hoje; seriam realizadas amanhã ou depois para que tudo se resolvesse num bom segundo turno. E nós aqui, nesse tremendo dilema: amanhã votamos em Dilma, em Marina, ou hoje mesmo nos mandamos para Pasárgada?!?
 
GHOST WRITER DE FOLGA

Na falta de holofotes, Lula se mete a escrever. Mais do que assunto e plateia, hoje, deve ter-lhe faltado o ghost writer de sempre. Nas escrivinhações desta morna terça-feira, à cata de requentar um prato que já esfriou, ele diz que Barack Obama deve uma explicação "crível" e um necessário pedido de desculpas pela arapongagem praticada no Brasil da Silva.

Pelos encontrões na concordância e pela confusão de ideias no breve e provocativo texto fica evidente que o escritor fantasma estava mesmo de folga: "O que leva um país como os EUA, tão justamente ciosos (sic) de sua democracia e de sua legalidade internas, a afrontarem a democracia e a legalidade dos outros? O que as faz (?) acreditar que não existe nenhum inconveniente moral ou político em desrespeitar o Chefe de Estado, as instituições e as empresas do Brasil ou de qualquer outro país democrático?".

Bolas, "um país" jamais será "ciosos"... E "as faz" não desce na goela de ninguém, muito menos na garganta de quem pelo menos passou pelo ensino fundamental. "As faz" quem, cara pálida? Mas, até aí foi tudo uma questão de discordância. O melhor do pior está no final e tem a ver com conteúdo. Lula foi patético: "desrespeitar o Chefe de Estado... do Brasil ou de qualquer outro país democrático?"... Epa! Então desrespeitar país que não seja democrático, pode?!? Pohaaa, Fidel Castro não vai gostar dessa parte.
 
27 de setembro de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário