"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BRASIL E COREIA DO SUL PODEM FIRMAR ALIANÇA PODEROSA



O Brasil é um produtor relevante de grãos, de energia e de carne para o mercado internacional.

O Brasil pode se transformar em um aliado estratégico da Coreia do Sul, diminuindo a dependência comercial do país asiático em relação ao Japão, à Rússia, aos Estados Unidos e à China.

Esta tese vem sendo defendida pelo diplomata Jeong Gwan Lee, que foi embaixador da Coreia do Sul no Brasil de 2015 a 2018.

Na condição de ex-embaixador e acadêmico, Gwan Lee também propõe ideias relevantes sobre como a política de relações exteriores da Coreia do Sul pode levar o país a um melhor posicionamento geopolítico no mundo e, ao mesmo tempo, diminuir a sua vulnerabilidades.

O pesquisador aconselha o governo sul-coreano e às lideranças econômicas em Seul a terem cautela e a aumentar o leque de países que podem oferecer melhores relações econômicas.

Gwan Lee disse que, nesse aspecto, o Brasil pode ser um importante aliado que, por causa de sua importância em agronegócios, pode aumentar a segurança alimentar da Coreia do Sul.

O ex-embaixador escreveu o livro “Brasil aos Olhos da Coreia”. Na obra, dividida em três partes, Gwan Lee analisa as condições que podem ou não favorecer a meta brasileira de se transformar em uma nação de primeira grandeza no mundo, informa a agência EBC.


11 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário