"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RAONI FOI COOPTADO POR LÍDERES ESTRANGEIROS, DIZ BOLSONARO



“Abusaram da boa fé do Raoni. É um cidadão, merece todo o respeito de todos nós, mas ele não fala pelos índios”, afirmou Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a afirmar, nesta quinta-feira (26), que o cacique Raoni Metuktire não representa todos os indígenas do Brasil.

Em live na rede social Facebook, Bolsonaro falou sobre a avançada da idade de Raoni, que tem 89 anos:

“O Raoni está bastante idoso, com todo o respeito ao idoso, a gente vai chegar lá um dia. Não tem mais aquela… com todo o respeito ao Raoni, a idade vai pegar todos nós. Já está me pegando já, com 64 anos, Raoni é bem mais velho do que eu.”

Em seguida, acrescentou que países “cooptaram o Raoni”:

“Alguns países, chefes de Estado, pegaram o Raoni, cooptaram o Raoni. Na minha ida a Osaka, o senhor Macron queria que, juntamente com o Raoni, nós falássemos sobre a Amazônia. Eu falei: ‘Olha, respeito o Raoni, é um cidadão, mas o presidente sou eu, tem que conversar é comigo’. Aí começou o senhor Macron a ficar preocupado conosco.”

A indígena Ysani Kalapalo, também presente na transmissão ao vivo, concordou com o presidente:

“Cada tribo tem seu próprio cacique, sua própria liderança, somos 305 etnias diferentes, 274 línguas. Você acha que Raoni faz representar 305 etnias que existem no Brasil? É claro que não. Eu respeito ele, mas as ideologias dele não me representam.”


27 de setembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário