"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

NASA SUAVIZA ANÁLISE SOBRE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA


Após classificar as queimadas na Floresta Amazônica como um possível “recorde”, a NASA voltou atrás e suavizou a análise: “O tempo dirá se este ano o número de incêndios é recorde ou se está dentro dos limites habituais”.

A NASA modificou o texto em seu site oficial que acompanhava a imagem de satélite capturada no dia 20 mostrando fumaça e focos de incêndios na Amazônia do Brasil.

Na última quarta-feira (21), em postagem no seu perfil oficial no Twitter, a agência espacial dos Estados Unidosdisse que “embora seja estação de fogo no Brasil, o número de incêndios pode ser recorde”.

Na primeira versão do texto, a NASA afirma:

“Embora não seja raro o registro de incêndios no Brasil nesta época do ano devido às altas temperaturas e à baixa umidade, parece que este ano o número de incêndios pode ser recorde. De acordo com o INPE, o centro de pesquisa espacial do Brasil, quase 73 mil incêndios foram registrados até agora este ano. O INPE registrou um aumento de 83% em relação ao mesmo período de 2018”.

Após gerar uma intensa controvérsia nas rede sociais, o texto foi editado no dia seguinte, quinta-feira (22).

Na nova versão, desaparece a menção ao INPE e a indicação de que o número de queimadas pode ser recorde.

A conclusão é muito mais suave com o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, que está sendo alvo de uma ofensiva internacional por conta dos incêndios.

“O tempo dirá se este ano o número de incêndios é recorde ou se está dentro dos limites habituais”, diz a NASA na nova versão.

O site BuzzFeed News questionou a NASA sobre por que foi retirada do texto de seu site a menção ao INPE. A agência respondeu:

“Não foi nenhum questionamento sobre os números do INPE. A pessoa responsável pelas legendas nesta imagem não tinha conhecimento de uma fonte de dados ligada à NASA sobre o mesmo assunto, e que deveria ter sido usada em vez de uma fonte externa.”


https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2019/08/nasa-suaviza-analise-sobre-queimadas-na.html

23 de agosto de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário