"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

GUERRILHAS DA COLÔMBIA ALICIAM MENORES NA FRONTEIRA COM A VENEZUELA


Entre Venezuela e Colômbia, há centenas de passagens irregulares na fronteira.

Muitas das passagens fronteiriças entre Venezuela e Colômbia são controladas por forças de segurança da ditadura de Nicolás Maduro, que liberam a passagem mediante propina, e por guerrilheiros colombianos, que aplicam suas próprias regras para decidir quem pode ou não entrar.

Essas informações fazem parte de um relatório publicado nesta quinta-feira (8) pela Human Rights Watch, organização que visitou a região de Catatumbo, na Colômbia, no mês de abril.

Nesta região, três grupos de guerrilheiros disputam um território onde há plantações de coca, intimidam moradores e tiram vantagem de refugiados venezuelanos.

Um dos pontos mais preocupantes é a tentativa de aliciar menores para as guerrilhas, seja na luta armada ou no trabalho nas plantações.

No mês de março, por exemplo, membros do Exército de Libertação Nacional (ELN) foram a uma escola na zona rural de Catatumbo para recrutar alunos com mais de 12 anos. Pais que tentaram evitar que seus filhos se tornassem guerrilheiros acabaram expulsos de suas terras, informa o jornal Folha.


08 de agosto de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário