"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de julho de 2019

MAIS DE MIL CRIANÇAS RECRUTADAS COMO SOLDADOS NO IÊMEN



As crianças são utilizadas por todas as partes do conflito no Iêmen. Os menores participam de combates, vigiam pontos de controle e oferecem ajuda logística nas operações militares.

Mais de 1.100 menores de idade foram recrutados no Iêmen, em sua maioria pela milícia xiita huthi, segundo denúncia da ONG iemenita Mwatana for Human Rights em um relatório apresentado nesta terça-feira (16).

A organização documentou pelo menos “1.117 casos de crianças recrutadas ou utilizadas com fins militares em 2018”, sendo 72% por parte do grupo armado Ansar Alah, incluindo meninas.

Esta é a primeira vez que a Mwatana documenta casos de recrutamento de menores neste conflito, iniciado em 2014 e que, desde 2015, provocou a mais grave crise humanitária do mundo, deixando dezenas de milhares de mortos.

A Mwatana cita vários casos precisos, incluindo os de 16 jovens, “todos com menos de 17 anos”, treinados para combater em setembro de 2018 pela milícia huthis no leste do país, informa a revista ISTOÉ.


16 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário