"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

O QUE A ESCOLA NÃO TE ENSINOU SOBRE TIRADENTES

Na história do Brasil há muitos personagens curiosos e com facetas pouco conhecidas. Um deles se chama Tiradentes, o homenageado no feriado do dia 21 de abril.

Nas aulas de história, Tiradentes e seus colegas inconfidentes são apresentados somente como uns revolucionários cheios de ideais. E dentro deste grupo, Tiradentes foi o único a ser morto por ser pobre.

A verdade sobre essa história pode parecer bem diferente após conhecer quem era ele e os outros inconfidentes.

Tudo bem que as velhas estruturas do mundo, na época deste importante evento da história brasileira, tremiam com a força do Iluminismo e o enfraquecimento de duas das monarquias mais poderosas e tradicionais da Europa, mas alguns interesses pessoais podem se aliar à ideais políticos.

A Inconfidência Mineira foi sim um momento importante da vida do Brasil Colônia, mas ela possui ainda alguns mitos e “verdades” não tão verdadeiras. Há coisas ensinadas na escola que, ao serem passadas por um cético questionamento, podem trazer uma outra visão sobre os motivos da organização dessa revolta e do porquê Tiradentes se tornou um personagem tão importante.

O vídeo a seguir explica quem foi Tiradentes, porque um grupo de homens se reuniu para proclamar a independência das Minas Gerais e porque ele foi um personagem criado pelo movimento republicano no século XIX.




07 de junho de 2019
Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário