"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 11 de maio de 2019

CHINA TENTA ATRAIR BRASIL PARA A NOVA ROTA DA SEDA



China lançou o maior plano de investimentos da história da humanidade. Ele inclui uma quantidade astronômica de dinheiro: nada menos do que US$ 5 trilhões.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, está com viagem marcada para Pequim, no próximo dia 23 de maio.

Mourão deverá ser confrontado com o interesse da China em atrair o Brasil para a chamada Nova Rota da Seda (“One Belt, One Road”, ou Iniciativa do Cinturão e Rota).

Trata-se de um megaprojeto mundial de investimentos chineses em infraestrutura que é visto com muita desconfiança pelos Estados Unidos e por outras nações.

O projeto foi lançado em 2013 pelo regime comunista chinês para investir mais de 1 trilhão de dólares em infraestrutura na Ásia, Europa, Oriente Médio e África.

A possibilidade de assinatura futura de um memorando de entendimento com o Brasil é um dos temas que os chineses tendem a levantar duranta a visita de Mourão, segundo o jornal Valor Econômico.

Mourão vai a Pequim comandar a delegação brasileira na reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação (Cosban), a maior instância permanente de diálogo e cooperação bilateral.


11 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário