"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 16 de março de 2019

JORNALISTA DA POLÔNIA TORTURADO POR FORÇAS DE NICOLÁS MADURO


Os casos de detenção de profissionais da imprensa têm se tornado mais comuns na Venezuela.

O jornalista polonês Tomasz Surdel foi espancado pela Força de Ações Especiais (Faes), um dos grpos mais violentos do regime de Nicolás Maduro, em Caracas, enquanto entrevistava moradores.

A notícia foi divulgada pelo jornal El Nacional e confirmada pelo setor de comunicação da Assembleia Nacional, que divulgou a foto do jornalista com o rosto muito machucado após os golpes.



#AlertaSNTP | "Uno ordenó disparar el arma en mi cara. Él, riendo, apretó el gatillo. El arma no estaba cargada. Estaban con pasamontañas, se subieron a su camioneta y se fueron, dejándome golpeado en la vía", relató Tomasz Surdel, periodista polaco víctima de la Faes #14Mar

O jornalista da Polônia afirmou:

“Me espancaram com algo duro e principalmente na cara e na cabeça. Colocaram minha cabeça num saco plástico e, quando o tiraram, estavam apontando uma arma na minha cara. Fizeram que iam atirar, mas a arma estava descarregada. Me empurraram e me jogaram no chão.”

A Faes tem sido a força mais utilizada na repressão nas ruas da capital da Venezuela. Seus oficiais não pertencem ao Exército, andam sempre mascarados e sem identificação, como você viu na RENOVA.

Surdel teria sido preso na última quinta-feira (14) e liberado nesta sexta-ferira (15). Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

O jornal para o qual ele trabalha, o Gazeta Wyborcza, lançou um comunicado denunciando os ataques a seu profissional, que estava no país há dois meses, informa a Gazeta do Povo.


16 de março de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário