"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

MULHERES JOVEM NÃO SE IDENTIFICAM COM O FEMINISMO



Associações do termo feminismo a ódio aos homens, lesbianismo ou falta de feminilidade são fatores cruciais na rejeição das jovens mulheres ao rótulo “feminista”.

Nos últimos anos, movimentos feministas têm atraído cada vez mais atenção no mundo ocidental, mas muitas mulheres jovens ainda não conseguem se identificar com o termo.

Pesquisas nos Estados Unidos e no Reino Unido revelam que menos de uma em cada cinco mulheres se declara feminista.

Uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov, no ano passado, revelou que apenas 34% das mulheres do Reino Unido responderam “sim” à pergunta “você é feminista?”.

No restante da Europa a situação é parecida: menos de metade dos homens e mulheres questionados em cinco países se dizem feministas, variando de 8% na Alemanha a 40% na Suécia.

Muitas mulheres também não se sentem representadas pelo termo. Segundo as pesquisas, mulheres de baixa renda tendem a se identificar menos com a palavra “feminismo”.

Entre as mulheres negras, a maioria não acredita que o feminismo melhorou a vida de mulheres de todas as etnias.

Cerca de uma em cada três pessoas entre as classes mais altas se consideram feministas, de acordo com uma pesquisa feita na Grã-Bretanha em 2018. Em comparação com uma em cada cinco pessoas de classes mais baixas.

Segundo a emissora BBC, a maioria das mulheres entrevistas em pesquisas no continente europeu dizem que não se consideram feminista porque não querem ser associadas com características como “ódio aos homens, lesbianismo e falta de feminilidade”


20 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário