"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

PARÁBOLA JUDAICA

PARÁBOLA JUDAICA

Um dia, a  Verdade e a Mentira se encontram. A Mentira diz a Verdade: "hoje está um dia maravilhoso!" A Verdade olha para o céu, desconfiada, e suspira, pois o dia estava realmente lindo. Elas passam algum tempo juntas, chegando finalmente. a um poço. A Mentira diz a Verdade: "a água tá muito boa. Vamos tomar um  banho juntas!"
A Verdade mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que realmente está muito gostosa. Elas se despem e começam a tomar banho.
De repente, a Mentira sai da água, veste a roupa da Verdade e foge.
A Verdade, furiosa,  sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.
O mundo, vendo a Verdade nua, desvia o olhar com desprezo e raiva.
A pobre Verdade volta ao poço e desaparece para sempre, escondendo nele a sua vergonha.
Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade.
Porque o mundo não nutre o menor desejo de encontrar a Verdade nua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário