"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

BOLSONARO VETA AVALIAÇÃO PARA MÉDICOS BRASILEIROS, PROPOSTA POR FUTURO MINISTRO

Bolsonaro participa de encontro com atingos e atuais comandantes, professores e alunos da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio Foto: Divulgação
Bolsonaro participou de um evento do Exército, na Urca
O presidente eleito Jair Bolsonaro rejeitou a proposta de criar uma espécie de Revalida para médicos formados no Brasil. A ideia foi dada por seu futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), em entrevista ao GLOBO neste domingo . Segundo o presidente, a ideia do futuro ministro pode ter consequências parecidas com as do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obrigatório para que bacharéis em Direito possam atuar como advogados. A prova tem índices altos de reprovação.
— Sou contra Revalida para médicos brasileiros, está ok? Ele (Mandetta) está sugerindo um Revalida até com uma certa periodicidade.  Sou contra porque vai desaguar na mesma situação que acontece com a OAB. Nós não podemos formar jovens no Brasil, cinco anos no caso da advocacia, e depois submetê-los a serem boys de luxo nos escritórios de advocacia — disse o presidente eleito.
NO CONGRESSO – Em entrevista ao Globo, Mandetta defendeu a avaliação de médicos brasileiros e disse que o governo deveria encaminhar uma proposta ao Congresso sobre o tema.
— Precisa haver no Congresso esse debate. A gente tem que ir para a certificação das faculdades e ter um nível mínimo de formação dos nossos profissionais. Inclusive, se o médico brasileiro é formado nos EUA, na Bolívia, na Argentina ou na Coreia do Sul, ele faz a mesma prova. Eu não tenho por que cobrar conhecimento diferente do médico brasileiro e do de fora — declarou o futuro ministro.
Bolsonaro, porém, não defende a mesma posição. Mudou de assunto e projetou anunciar todo o ministério do futuro governo nos próximos dias. Nomes para pastas importantes, como as da área de infraestrutura, ainda não foram anunciados.
— Os nomes que aparecem têm que estudar. Espero até o final do mês estar resolvida essa questão dos ministérios — disse.
RECADO – Bolsonaro também mandou neste domingo um recado para o Congresso ao abordar votações importantes de sua futura gestão.
— As votações importantes não são para o presidente, nem para o Parlamento. São para o Brasil. Vai da consciência de cada um. O que nós decidimos desde que comecei minha campanha, há quatro anos, é que faria uma política diferente. Se vai dar certo, espero que sim. Mas fazer a mesma política vai dar errado — disse.
O presidente comentou o adiamento da cirurgia que retirará a bolsa de colostomia usada por ele desde que sofreu um atentado a faca durante um ato de campanha em Juiz de Fora, em setembro. O procedimento só deve ocorrer no dia 20 de janeiro. “Estou chateado, mas não posso forçar a barra. Se fizer a cirurgia hoje poderia ter que refazer a colostomia” — lamentou.
CALÇÃO PRETO – Bolsonaro foi neste domingo à Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio, onde participou do 10° Encontro do Calção Preto, que reúne antigos e atuais comandantes, instrutores, professores e alunos da instituição. O presidente eleito chegou à instalação militar às 11h10, escoltado por homens da Polícia Federal.
Segundo o Centro de Capacitação Física do Exército, o evento tem como objetivo “relembrar momentos inesquecíveis passados” na unidade. Bolsonaro participou de todas as edições até hoje, segundo o Exército.

26 de novembro de 2018
Igor Mello
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário