"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de maio de 2018

TUCANOS RECEBEM COM ALÍVIO DECISÃO DE GILMAR DE SOLTAR O CORRUPTO PAULO PRETO

Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa e apontado como operador do PSDB, em foto de 2010 (Foto: Robson Fernandes/Estadão Conteúdo)
Paulo Preto vai completar 70 anos e os crimes irão prescrever
A cúpula do PSDB recebeu com alívio a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de mandar soltar Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa (empresa paulista de infraestrutura rodoviária). Ao Blog, dois parlamentares tucanos relataram que o ambiente na legenda é de discreta comemoração. Isso porque havia um forte temor de uma delação premiada de Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.
Próximo de cardeais do PSDB de São Paulo, Paulo Vieira foi apontado como uma espécie de operador de alguns tucanos. Ele é suspeito de participar de desvio de recursos públicos em obras do governo estadual entre os anos de 2009 e 2011.
UM ESTRAGO – “Ele poderia causar um estrago no partido. Só a prisão de Paulo Vieira de Souza já colocou o PSDB na berlinda”, resumiu um integrante da Executiva do PSDB.
Ele estava preso desde 6 de abril em razão das suspeitas de desvios nas obras do Rodoanel Sul, Jacu Pêssego e Nova Marginal Tietê. No dia 22 de março, a força-tarefa da operação Lava Jato em São Paulo ofereceu denúncia contra Souza e mais quatro suspeitos de desviar R$ 7,7 milhões de 2009 a 2011 (valores da época) de obras públicas.
Eles foram denunciados pelo MPF pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema público e peculato, que é a apropriação de recursos públicos. Durante a campanha eleitoral de 2010, quando virou alvo de ataques do PT, Paulo Vieira mandou um recado ao PSDB: “Não se abandona um líder ferido na estrada”. Na época, o candidato tucano era o senador José Serra.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A matéria do excelente Gerson Camarotti requer tradução simultânea. Gilmar Mendes (ele, sempre ele…) deu uma ajuda aos tucanos, mas não havia risco de delação premiada. Paulo Preto está prestes a completar 70 anos, seus crimes vão prescrever e tudo vai passar em brancas nuvens. Apenas isso. (C.N.)


12 de maio de 2018
Gerson Camarotti
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário