"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de maio de 2018

TSE PODE PROIBIR LULA DE APARECER COMO CANDIDATO NO HORÁRIO ELEITORAL DO PT

Resultado de imagem para lula na tv charges
Charge do Paixão (Charge Online)
Com Lula da Silva na cadeia, a direção do PT trabalha com a possibilidade de lançá-lo candidato no último dia de inscrição (15 de agosto), para usar livremente a imagem dele durante a primeira fase da campanha pelo rádio e TV, que começa no dia 31 de agosto. Com a utilização da falsa candidatura de Lula, o PT acredita que reforçará a campanha e poderá eleger uma das maiores bancadas do Congresso e alguns governadores, além de participar de uma aliança partidária em condições de vencer a eleição presidencial, na chapa de Ciro Gomes (PDT).
A estratégia do PT é brilhante e leva em conta os prazos normais de impugnação das candidaturas na Justiça Federal, para conseguir manter a campanha de Lula até o dia 13 de setembro, quando se calcula que o TSE enfim tenha impugnado definitivamente o registro de Lula e comunicado a decisão ao PT.
FOI ENGANO – Uma oportuna entrevista do ministro Admar Gonzaga ao repórter Daniel Weterman, do Estadão, mostra que a estratégia do PT pode ser facilmente demolida na Justiça Eleitoral. O regimento do TSE não requer que haja denúncia de outro partido pedindo o cancelamento do registro de candidato sem condições de disputar eleição.
Durante debate promovido pelo escritório Bonini Guedes na capital paulista, o ministro indagou: “Convém à democracia que uma pessoa sabidamente inelegível fique na urna, que ela prossiga a sua propaganda eleitoral?”.
Sem citar o nome de Lula em nenhum momento, Admar Gonzaga explicou que não é necessário esperar que algum partido solicite o indeferimento do registro, porque qualquer ministro pode fazê-lo, de ofício (por iniciativa própria).
RAPIDAMENTE – Se algum ministro tomar a iniciativa do indeferimento, diante de fato público e notório (a condenação em segunda instância, o processo andará muito mais rápido e Lula logo perderá a condição de suposto candidato.
É claro que, mesmo assim, o PT poderá usar a imagem de Lula na propaganda eleitoral, para tentar conseguir votos em cima da vitimização dele, mas o efeito não deverá ser o mesmo.
E fica faltando o PT concretizar o lance final da estratégia, que é o apoio do PT à candidatura de Ciro Gomes, para que a legenda trabalhista sobreviva e ainda possa ter algum futuro. 

12 de maio de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário