"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

FORA DO GOVERNO, O INSACIÁVEL CABRAL COBRAVA PROPINA DO SEU "LEGADO OLÍMPICO".


Resultado de imagem para legado olimpico  charges
Change do Son Salvador (Arquivo Google)
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) quis receber propina mesmo depois de deixar o governo. 
A declaração foi dada por seu operador Carlos Miranda, em delação premiada registrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e obtida com exclusividade pela TV Globo.
Miranda foi assessor parlamentar de Cabral por mais de 10 anos e era o “homem da mala” do ex-governador, até assinar um termo de delação premiada. Segundo ele, Cabral procurou o empresário Marco Antonio de Luca para pedir o pagamento de propina mesmo após o mandato — do qual renunciou para seu vice, Luiz Fernando Pezão (MDB), assumir.
LEGADO OLÍMPICO – Em troca da propina, Cabral indicou De Luca como fornecedor do comitê da Olimpíada Rio-2016. Marco Antonio de Luca é alvo da operação Ratattouille, desdobramento da Lava-Jato no Rio, na qual chegou a ser preso.
“Nos últimos 2 anos, 2015 e 2016, o valor era em torno de 300 a 400 mil reais por mês de propina. (…) O Sérgio Cabral me disse que, logo após a eleição do governo, ele contava com o De Luca pra receber propina. E disse que uma das formas que teve para ajudar o De Luca a ter recursos para repassar pro Sérgio, foi indicar o De Luca pra algum serviço na Rio-2016. Não sei qual é o serviço, mas o Sérgio me disse que conseguiu colocar ele pra alguma coisa da olimpíada”, diz Miranda.
O MPF afirma que empresas ligadas ao empresário firmaram ao menos seis contratos com a Rio-2016. O faturamento do empresário multiplicou com a chegada de Cabral ao poder.
NOVOS NEGÓCIOS – “Quando o Sérgio saiu do governo, em março de 2014, é o seguinte. Ele falou ‘Marco, preciso que você continue me pagando propina. O valor aproximado era de acordo com os contratos que voce tinha’ A contribuição era direta. Foi feito um valor aproximado em cima dos contratos”, concluiu Miranda.
Segundo o “homem da mala” de Cabral, o pagamento foi feito para fortalecer o faturamento do empresário e abrir oportunidade para novos negócios.
Miranda diz também que houve um acordo fechado entre o governo e as grandes empreiteiras para realizar obras. “No caso da Odebrecht foi estipulado o valor de R$ 1 milhão. Então a Odebrecht pagou mesada de R$ 1 milhão, adiantando o valor da propina que ela ia pagar em cima do faturamento que ela ia ter com as obras no estado.”
AMIGO DE INFÂNCIA – Em dezembro do ano passado, Carlos Miranda prestou o primeiro depoimento na condição de delator. Amigo de infância de Sérgio Cabral, Miranda chegou a ser o homem da mala, quem levava o dinheiro da propina do ex-governador – e depois passou a ser uma espécie de administrador da vida financeira dele Cabral. A delação dele é tida pelos procuradores da força tarefa da Lava Jato como de extrema importância para as investigações.
No termo, depois de Carlos Miranda contar detalhes sobre como funcionava o esquema chefiado por Sérgio Cabral, o Ministério Público Federal propôs a substituição da pena máxima prevista – que era de 20 anos de prisão – por dois anos de regime fechado. Ou seja, como foi preso no fim de 2016, Carlos Miranda deve deixar a cadeia em novembro deste ano – pra cumprir mais 2 anos em regime domiciliar fechado. Depois, o regime passa para o semiaberto diferenciado e em seguida, aberto diferenciado. Sempre monitorado por tornozeleira eletrônica.

23 de abril de 2018
Danilo Vieira e Arthur Guimarães
GloboNews e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário