"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de março de 2018

PT APOSTA NO STJ PARA SALVAR LULA DA PRISÃO E CONSEGUIR MANTER SUA CANDIDATURA

Resultado de imagem para lula candidato charge
Charge do Simanca (Arquiivo Google)
A estratégia da defesa do PT é concentrar esforços no recurso apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar anular a condenação que foi imposta ao ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, onde recebeu a sentença de 12 anos e um mês de prisão. Se obtiver sucesso, ele teria a solução de seus grandes problemas: escaparia da prisão e, ainda, deixaria de estar inscrito na Lei da Ficha Limpa, podendo, portanto, registrar sua candidatura à presidência da República.
Vale lembrar que, em recente balanço de suas atividades, o STJ mostrou que em apenas 1% dos casos não houve lá a confirmação da decisão da segunda instância.
MAIS CHANCES – Na avaliação de petistas, é no STJ que Lula tem mais chances de obter uma vitória jurídica nesta sua cruzada em que tenta evitar a condenação e de ser preso. Nesta corte, os ministros não são tão conhecidos como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, com número maior de ministros, a reação ficaria “diluída” entre todos, conforme avaliação de um importante petista.
Com este objetivo, os petistas mudaram completamente o discurso. Se no início do processo o tom era o questionar o Judiciário, principalmente o juiz Sérgio Moro e o próprio TRF-4, agora a recomendação é não atacar o Judiciário, para não produzir reação interna. Nas últimas semanas, os petistas baixaram o tom das críticas, com exceção de Lindbergh Farias. Segundo petistas, Lindbergh tem um tom acima porque no Rio seu adversário direto é o PSOL, que terá Chico Alencar como candidato ao Senado.
VICE DE LULA – Independentemente do resultado desta estratégia jurídica, Lula pretende formar sua chapa para disputar a eleição deste ano com nome tirado do bolso do colete: o mais forte neste momento é o do empresário Josué Alencar (MG), reproduzindo, assim, o perfil da chapa vitoriosa de 2002 e 2006, quando José Alencar, pai de Josué, foi o seu vice. Antes, porém, Josué terá de buscar uma legenda. Ele é hoje filiado ao MDB, partido que é dominado pelo grupo do presidente Michel Temer, que, nos últimos dias, tornou público seu desejo de disputar a presidência da República. Josué disputou uma vaga para o Senado em 2014 e perdeu para Antonio Anastasia.
A estratégia de Lula é pedir o registro de sua candidatura nos últimos dias do prazo legal e participar pelo menos dos primeiros dias de propaganda eleitoral. Se for afastado, ele seria substituído por outro candidato, mantendo o vice.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Mais um sonho shakespeariano de uma noite de fim de verão. No STJ (terceira instância) não há exame de provas, a possibilidade de reverter a condenação é de 0,62% nas estatísticas do tribunal. Ou seja, Lula tem 99,38% de chances de ter o veredicto confirmado. E o STJ não julga o recurso de Lula antes da eleição nem a cacete, como se diz lá no Nordeste. (C.N.)


25 de março de 2018
Cristiana Lôbo
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário