"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

ACEITA QUE DÓI MENOS

Um dos grandes desafios do século XXI é aprender a lidar com tamanha liberdade de expressão
O mundo do futebol estava sensível esta semana. A reação ao deboche de Vinícius Jr com o chororô tomou tal proporção que mandou para fora do Estado a final da Taça Guanabara, atrasando uma reaproximação entre as diretorias de Flamengo e Botafogo. Uma crítica de Casagrande a Neymar Jr, chamando o craque de mimado no “Redação SporTV”, levou Neymar Sr a postar um textão ilustrado por uma fênix e pontuado por alusões ao problema de Casão com as drogas. E uma pergunta do repórter Júlio César Santos a D’Alessandro depois de um jogo do Inter, por incluir a expressão “joga fácil”, provocou um palavrão ao vivo na resposta: “Eu trabalho para c... Ficar falando numa mesa, atrás de um microfone, é que é fácil.”

As três reações têm em comum a razão do ofendido e o exagero na resposta. Cada um sabe onde o calo aperta. O torcedor do Botafogo detesta ser chamado de chorão, especialmente quando o deboche vem do Flamengo; os Neymares odeiam que se fale em mimo, expressão crítica ao comportamento do filho e aos cuidados do pai; e não só D’Alessandro, como praticamente todos os jogadores de futebol se incomodam com o que consideram desconfiança de sua ética de trabalho.

No mundo ideal da boleirada, o espaço para a crítica seria muito limitado: só quem sabe o que acontece dentro do campo estaria habilitado a tecer qualquer comentário. Torcedores, jornalistas e até ex-jogadores — por já estarem afastados do dia a dia — estariam, nesta ordem, desqualificados. Quando dizem “Só minha família sabe o que eu passei para chegar até aqui” nos momentos de conquista, os jogadores expressam o desejo de exercer uma atividade que só pode ser discutida no próprio ambiente do trabalho ou em casa.

Mas o futebol é uma arena pública. Como outros esportes, é praticado por especialistas — e cada vez há mais ciência na preparação de seus atletas: médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, analistas de desempenho. Mas só se transformou em fenômeno de massa porque entrou no imaginário dos não especialistas. São os torcedores, com seu conhecimento limitado (e, muitas vezes, a ilusão de que o que aprenderam na várzea ou nas peladas de fim de semana os transforma em doutores da matéria), que o sustentam. E os jornalistas — que já chamei de “imperfeitos porta-vozes” num texto sobre Dunga, espécie de pioneiro na incompreensão da relação com a imprensa — fazem a ponte.

Em seu livro “Sapiens — Uma breve História da Humanidade”, o historiador israelense Yuval Harari defende que o homo sapiens se tornou dominante sobre as outras espécies por ter um dom em especial: a fofoca. Não é a fala em si, mas o que se faz com ela — recontar o dia, trocar experiências e impressões, expressar ideias, criar metáforas. Com essas habilidades, o ser humano aprendeu a transcender. É assim, por exemplo, que 22 homens correndo atrás de uma bola num retângulo de grama por 90 minutos passam a representar uma das maiores paixões do planeta.

Na era das mídias sociais, a crítica está mais presente, mais imediata — não apenas para jogadores, mas para jornalistas, políticos, músicos, youtubers, quem quer que atue numa arena pública. Um dos grandes desafios do século XXI é aprender a lidar com tamanha liberdade de expressão. Nem tudo é transcendência, ofensa à honra, desrespeito à instituição. Uma opinião pode ser só isso: a nossa opinião. Discordou? No futebol, não há espaço melhor para provar que ela está errada do que o campo.


18 de fevereiro de 2018
Marcelo Barreto, O G.lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário