"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

TEMER FAZ DISCURSO DE CANDIDATO E DESAFIA OPOSIÇÃO A CRITICAR GOVERNO

Temer está cada vez mais “candidato”
O presidente Michel Temer adotou nesta terça-feira, dia 30, nova estratégia e desafiou opositores a criticar ações de seu governo na campanha eleitoral deste ano, como as reformas do ensino médio e trabalhista e as medidas do ajuste fiscal. Em uma cerimônia para produtores rurais, em Rio Verde, em Goiás, Temer admitiu que examina o “panorama eleitoral” e fez discurso de candidato, embora negue planos nesse sentido. Nos bastidores, o Palácio do Planalto e a cúpula do MDB tentam viabilizar a candidatura do presidente a um novo mandato, mas tudo depende de como o cenário estará até o fim de março. 
“Quem quiser opor-se ao que o governo fez ao longo deste ano e oito meses vai ter de dizer o seguinte: ‘Olha aqui, eu sou contra o teto dos gastos públicos porque eu quero gastar à vontade’”, disse o presidente, ao lançar o programa de pré-custeio do Banco do Brasil da safra 2018/2019. “Quem quiser se opor ao governo vai ter de dizer ‘sou contra a reforma do ensino médio, sou por aquele ensino médio anacrônico e superado’ (…) Ou também ‘sou contra a modernização trabalhista, cujo objetivo é trazer empregos para o nosso país’.”
IMPEDIMENTO DE LULA –  No diagnóstico do núcleo político do governo, um candidato de centro será favorecido se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for impedido de disputar a eleição pelo PT, hipótese hoje considerada mais provável. Na última semana, Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, no caso do triplex do Guarujá (SP), pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O petista está recorrendo da sentença, mas o partido já decidiu que vai registrar sua candidatura em 15 de agosto, último dia do prazo fixado pela Lei Eleitoral, mesmo se ele estiver preso.
Até agora, as legendas que compõem a base de sustentação de Temer ainda não sabem se haverá ou não um candidato único de centro, como quer o Planalto. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), que acompanhou o presidente no evento em Rio Verde, é pré-candidato, embora Temer não esconda que prefira vê-lo como comandante da economia até o fim do governo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também se movimenta para concorrer à sucessão. No PSDB, o governador Geraldo Alckmin, está em campanha desde o ano passado.
FOCO NA REFORMA -“A candidatura própria do MDB é uma opção, mas nós estamos conversando com diversos partidos da base para ver qual o melhor nome e quem tem condições de defender o legado do governo e ganhar a eleição”, afirmou o senador Romero Jucá (RR), líder do governo e presidente do MDB. “Neste momento, o nosso foco é a aprovação da reforma da Previdência.” A proposta será levada ao plenário da Câmara em 19 de fevereiro, mas o Planalto ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar as mudanças.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Para Temer ser candidato precisa, em poucos meses, que a reforma da Previdência vingue, que não ocorram longos desgastes, que a população se convença de que a economia está respirando sem a ajuda de aparelhos e (ufa !) que não seja mais visto como um presidente impopular. Só assim para defender as “suas obras” nas eleições. Não sabe ainda se o nome do filme é “Missão Impossível” ou “À Espera de um Milagre” (M.C.)

31 de janeiro de 2018
Gustavo Porto 
e Vera Rosa
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário