"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

DEFESA DE LULA INSISTE EM QUE O DOLEIRO ESPANHOL TACLA DURÁN SEJA OUVIDO POR MORO


Duran foi denunciado três vezes pela Lava Jato
Os advogados do ex-presidente Lula voltaram a insistir ao juiz federal Sérgio Moro, para que seja marcada audiência com o doleiro e ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran, atualmente foragido na Espanha. A defesa do petista quer que Duran seja ouvido no âmbito de incidente de falsidade em que questiona a idoneidade documentos entregues pela construtora em seu acordo de colaboração.
O advogado é denunciado três vezes na Operação Lava Jato por operar propinas nos escândalos envolvendo contratos da Odebrecht com a Petrobras. Ele está foragido na Espanha. Rodrigo Tacla Duran tem afirmado que a Odebrecht apresentou documentos adulterados em sua delação premiada. A defesa do ex-presidente moveu incidente de falsidade ideológica sobre papeis do sistema Drousys, utilizado para a contabilidade do departamento de propinas da empreiteira. Os advogados têm insistido reiteradas vezes para que Moro ouça Duran.
“A palavra de pessoa envolvida, em cognição sumária, em graves crimes e desacompanhada de quaisquer provas de corroboração não é digna de crédito, como tem reiteradamente decidido este Juízo e as demais Cortes de Justiça, ainda que possa receber momentâneo crédito por matérias jornalísticas descuidadas e invocadas pela Defesa”, afirmou Moro, ao negar um dos pedidos.
VANTAGENS INDEVIDAS – O incidente de falsidade foi movido no âmbito de ação penal em que o ex-presidente Lula é acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht que incluiriam um terreno de R$ 12,5 milhões para o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à residência de Lula em São Bernardo de R$ 504 mil. Nesta ação, ainda há outro incidente de falsidade, que apura a autenticidade de recibos de aluguel apresentados pelo ex-presidente para comprovar que pagou pelo aluguel do apartamento em São Bernardo, no edifício Hill House.
Segundo a Lava Jato, o ex-presidente nunca pagou pelo imóvel, que está em nome de Glaucos da Costamarques e teria sido custeado pela Odebrecht. No âmbito deste incidente, a defesa de Glaucos da Costamarques chegou a pedir as imagens registradas pelas câmeras do hospital Sírio Libanês no período de 2015 em que o engenheiro esteve lá internado. Os advogados queriam comprovar que ele foi visitado pelo advogado do petista, com quem teria tratado sobre as assinaturas dos recibos.
IGUALDADE DE TRATAMENTOS -Inicialmente, Moro negou o pedido, mas, depois, após pedido de reconsideração da defesa de Glaucos, o aceitou. Para o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, ‘extrai-se que o pedido de reconsideração foi deferido em razão (i) da “insistência” da Defesa (“Em vista da insistência da Defesa de Glaucos da Costamarques na produção da prova (…) resolvo rever o decidido”), (ii) da informação de que a própria Defesa irá examinar o material e (iii) o deferimento seria prudente a fim de evitar alegação de cerceamento de defesa’. 
“De qualquer forma, a prevalecer o entendimento de Vossa Excelência, deve ele ser estendido aos requerimentos probatórios dos demais acusados, visando conferir igualdade de tratamento às defesas”, afirma. Sob estes argumentos, o defensor pede a Moro a ‘reconsideração da decisão proferida’ por Moro ‘para que seja deferida a oitiva de Rodrigo Tacla Durán’.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Já mostramos aqui na Tribuna que Durán é um tremendo pilantra, que tem sido usado para desmoralizar a Lava Jato e o juiz Moro. Conseguiu depor na CPI da JBS, mas apresentou provas grotescamente fraudadas, foi ridículo. Mesmo assim, a defesa de Lula insiste… (C.N.)

31 de janeiro de 2018
Luiz Vassallo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário