"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

NÃO CHORE PELA MORTE DO PT E DO PSDB, SERÁ UM ALÍVIO PARA OS BRASILEIROS


Resultado de imagem para lula e fhc charges
Charge do Kacio (kacio.art.br)
Felizmente para os brasileiros, o PT e o PSDB acabaram. Podem até ganhar eleições porque isso não depende no Brasil de projetos, programas nem de idoneidade dos políticos. Mas são partidos que não existem mais, não têm mais qualquer ligação com o que os constituiu. Podem até mesmo ganhar as eleições de 2018, mas não creio que possam ser refundados.
Creio que não devemos lamentar esse fim. Seria pior se estivessem vivos e fortes. O campo democrático vai ter de inventar outra coisa. Tem a oportunidade e o desafio de inventar outra coisa melhor. Talvez nem tenha de ser outro partido.
CÚMPLICES DO PT –  Deixei o PSDB no começo de 2017, depois de 15 anos de filiação. Não poderia continuar num partido da base do governo Temer, sendo para o PMDB o que este foi para o PT. A meu ver, Aécio e outros importantes dirigentes do PSDB foram cúmplices dos governos do PT e cometeram os mesmos crimes. Isso ficou evidente com as revelações dos donos da JBS e já tinha sido denunciado nas delações da Odebrecht e outras tais.
O partido fez corpo mole, se omitiu, fez oposição de mentirinha ao PT. Portanto, traiu os seus próprios quadros, traiu milhões de eleitores, milhões de cidadãos que depositaram esperanças no partido como alternativa democrática aos governos do PT.
OLIGARQUIA ATRASADA – O PT no poder foi governado pela oligarquia mais atrasada do país e pelo que existe de pior no capitalismo brasileiro. Por trás da cortina de bandeiras vermelhas obedeceu a empreiteiros malandros, banqueiros espertos e aos coronéis de sempre, que controlam grandes currais eleitorais.
Lula, Dilma e associados transformaram a corrupção em política pública e em arma de reprodução do velho poder. Manipularam a vontade do voto para que a esperança de mudança levasse à consagração do mesmo. Docilizaram e calaram sindicatos e movimentos sociais.
TRAIÇÕES EM SÉRIE – A traição do PSDB foi tão grave quanto à do PT. Traiu a crítica, traiu a sociedade. Só não traiu os supostos adversários que tiveram vida fácil e fizeram o que queriam com a sua cumplicidade, com a falsa oposição. O PT desmoralizou a esquerda e o PSDB desmoralizou a política. Jogou a pá de cal na democracia brasileira.
O falecimento dos dois partidos não nos livra deles, porque os seus fantasmas continuam a nos assombrar, nos lembrando toda hora que não devemos chorar por eles e sim acabar de exorcizá-los.
Dirigentes e líderes do PT e do PSDB mostram que são capazes de tudo para impedir investigações de seus crimes, escapar de processos e fugir de condenações. Os que têm mandatos e privilégio de foro sabem que podem ser deletados da vida política e ir para prisão quando deixarem o poder. A mesma coisa vale para o presidente da República, seus ministros e dirigentes do PMDB e partidos aliados. Todos os bandidos estão no mesmo barco. E os democratas estão nadando contra a corrente e sem direção.
LAVA JATO AMEAÇADA – Suspeito que a Lava Jato e mesmo a legitimidade das eleições deste ano estão ameaçadas por essas quadrilhas. As tarefas do campo democrático são, portanto, difíceis e imensas: defender as investigações e as instituições republicanas que ainda funcionam, tentar aglutinar forças e identificar candidatos para a eleição presidencial e para as majoritárias nos estados. Tudo isso tendo de enfrentar o desespero do que estão no poder e a descrença na política fomentada pelos bandidos e pelos extremistas que se aproveitam da confusão.
Confesso que já fui mais otimista. Mais uma vez os democratas têm de empurrar a grande pedra da política montanha acima. Não tenho dúvidas de que é este trabalho sem fim que constrói e sustenta a democracia. Não existe ponto final na política e a caminhada tem de ser feita com esperança e alegria. Mas me pergunto se ainda podemos apostar que a democracia vai renascer no Brasil, ou enfim nascer.
(artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

12 de janeiro de 2018
Altamir Tojal
Site Medium

Nenhum comentário:

Postar um comentário