"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de dezembro de 2017

MEIRELLES NÃO CITA TEMER PROPOSITADAMENTE NA TV E IRRITA O NÚCLEO DURO DO PLANALTO

Resultado de imagem para meirelles na TV + psd
“Durmo pouco e trabalho muito”, disse Meirelles
O discurso eleitoral do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) no programa de seu partido, o PSD, irritou parte dos deputados aliados ao governo por não citar o nome do presidente Michel Temer nem pedir diretamente apoio à reforma da Previdência. Segundo a Folha apurou, as queixas chegaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que as repassou a Temer. De acordo com esses aliados, o ministro recebeu críticas dentro da própria equipe, que diz que ele está deixando de lado algumas pautas importantes para se dedicar ao calendário eleitoral.
Meirelles ainda não bateu o martelo sobre sua candidatura em 2018. Diz que isso será feito apenas em março. Até lá, juntamente com Maia e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), figura como aposta de nome que terá o apoio do Palácio do Planalto.
SEM AVENTURAS – Na peça veiculada nesta quinta-feira (21), o ministro diz que o brasileiro “não quer mais saber de aventuras” e usa o espaço de oito dos dez minutos do vídeo para tentar se consolidar como potencial candidato a presidente em uma fatia do eleitorado considerada de centro.
Apesar do discurso de que terá o apoio do governo caso consiga ocupar esse espaço, o ministro não cita diretamente o nome de Temer no programa e também não usa a expressão “reforma da Previdência”, principal bandeira de sua política econômica, porém, considerada eleitoralmente impopular.
Meirelles fala em números da queda na inflação e nos juros e diz que está ajudando o país a vencer “a maior crise econômica da nossa história”, mas quando o assunto é a mudança nas regras de aposentadoria, a expressão “nova Previdência” aparece na tela enquanto ele faz um discurso genérico.
REFORMAS – “Esse governo tem tido a coragem de fazer reformas fundamentais para a retomada do crescimento e do emprego”, diz Meirelles. “Temos que trabalhar para ampliar conquistas para que no futuro não falte dinheiro para pagar as aposentadorias”, completa.
O vídeo lembra ainda que Meirelles foi presidente do Banco Central e comandou uma “virada na economia”, sem citar o fato de que ele ocupou esse cargo durante o governo Lula. Em seguida, explica seu trabalho no governo Temer. “Durmo pouco e trabalho muito, gosto de trabalhar. O trabalho do ministro da Fazenda é fazer a economia melhorar e o país crescer.”
A votação da reforma da Previdência está marcada para dia 19 de fevereiro e, por enquanto, o governo ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar a medida na Câmara. Segundo aliados de Temer, Meirelles deveria ter usado o tempo no vídeo para fazer uma defesa enfática da proposta e garantir apoio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem da excelente Marina Dias requer tradução simultânea, porque suas fontes são os assessores de Temer no Planalto. Os membros da base aliada estão pouco ligando para o que diz Meirelles, eles só querem saber as vantagens que Temer ainda pode lhes dar, usando a caneta. Quem não gostou nada da fala de Meirelles foi o próprio Temer, que manobra nos bastidores para evitar a candidatura de Meirelles. Apenas isso. (C.N.)


23 de dezembro de 2017
Marina Dias
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário