"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A DISNEY TINHA BALA PARA COMPRAR A FOX. UM DIA, VIRÁ ALGUÉM E COMPRARÁ A DISNEY

Resultado de imagem para o pecado mora ao lado
Marilyn em “O Pecado Mora ao Lado”
Não estou dizendo que fosse melhor ou pior, mas, em certos aspectos, as coisas no passado eram mais definidas. Os artistas de cinema e os grandes estúdios de Hollywood, por exemplo. Em boa parte da primeira metade do século 20, todo mundo sabia que Judy Garland e Mickey Rooney eram “da Metro”, Humphrey Bogart e Bette Davis, “da Warner”, e Bing Crosby e Bob Hope, “da Paramount”. Da mesma forma, Tyrone Power, Carmen Miranda, Henry Fonda, Gregory Peck e Marilyn Monroe eram “da Fox”.
E continuaram sendo, porque seus filmes sob essas bandeiras, alguns excepcionais, estão ao nosso alcance até hoje, por várias mídias. No caso da Fox, todos começam pelos holofotes que varrem o céu, ao som da fanfarra composta por Alfred Newman, sobre o monumento em que se lê “20th Century Fox”. Não mais.
TUDO DISNEY – Filmes como “A Marca do Zorro” (1940), com Power, “Entre a Loura e a Morena” (1943), com Carmen, “Paixão dos Fortes” (1946), com Fonda, “O Matador” (1950), com Peck, e “O Pecado Mora ao Lado” (1955), com Marilyn, pertencem agora à Disney, que na semana passada abocanhou a Fox por US$ 52,4 bilhões. Isso é mais dinheiro do que William Fox, fundador do estúdio, e Darryl F. Zanuck, que o consolidou, jamais sonharam que ele pudesse valer. É também muito mais do que Walt Disney, com todo o poder, algum dia viu passar sob seus bigodes.
O prestígio e riqueza dessas marcas foram construídos ao longo de décadas por instituições como Shirley Temple e Betty Grable, da parte da Fox, e Mickey e Pluto, da parte da Disney. Eram pessoas e bonecos amados por milhões.
Mas o dinheiro agora está nas plataformas, nas franquias, nas emissoras a cabo, no streaming, nos canais de notícias e esportes, nos blockbusters. A Disney tinha bala para comprar a Fox. Um dia, virá alguém e comprará a Disney.

27 de dezembro de 2017
Ruy Castro
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário